O promotor do Grande Prêmio da Arábia Saudita disse que adoraria incluir o campeonato feminino, W Series, como evento de apoio em sua corrida de Fórmula 1 no próximo ano.
Uma corrida de rua em Jeddah foi confirmada no calendário da F1 de 2021 na semana passada. Ontem a W Series e a F1 confirmaram uma nova parceria que terá o campeonato júnior como evento de apoio em oito GPs.
Sob o sistema de tutela masculina da Arábia Saudita, as mulheres enfrentam limites muito mais rígidos em sua liberdade do que em outros países. As regras que as proíbem de dirigir carros só foram relaxadas em 2018, e grupos de direitos humanos afirmam que algumas mulheres que protestaram contra as leis continuam na prisão.
Um grupo de pilotos mulheres participou de um teste de Fórmula E, quando a categoria realizou sua primeira corrida na Arábia Saudita, no final de 2018.
O presidente da federação de esportes motorizados da Arábia Saudita, o príncipe Khalid Bin Sultan Al Faisal, está ansioso para que a W Series venha ao país com a Fórmula 1. “Eu adoraria ver uma corrida ou hospedá-la na Arábia Saudita”, disse ele. “Eu sei que são oito etapas e espero que sejamos um dos países sortudos por recebê-las na Arábia Saudita.”
“Para nós, nos últimos dois anos, estamos realmente promovendo as mulheres e principalmente as mulheres nos esportes motorizados. Então, isso é algo que adoraríamos. Gostaríamos de inspirar os nossos habitantes locais, gostaríamos de lhes trazer este tipo de eventos, e gostaríamos de ver mais mulheres correndo na Arábia Saudita.”
“Agora estamos começando com o kart e temos Reema Juffali, que está correndo na Fórmula 4”, continuou o príncipe. “Para nós é muito importante trazê-las aqui.”
“O esporte é para todos e estamos realmente incentivando as mulheres e o esporte motorizado na Arábia Saudita, estamos realmente levando isso a sério. Vai ser algo bom para inspirar nossas mulheres aqui na Arábia Saudita. Então, esperançosamente, podemos chegar a um acordo e hospedá-los com a Fórmula 1.”
A CEO da W Series, Catherine Bond Muir, disse ontem que uma corrida na Arábia Saudita pode ser uma opção para o campeonato. “Não tenho nenhuma objeção em ir para a Arábia Saudita, desde que possamos estabelecer um relacionamento significativo”, disse ela.
Clique e receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp.
Siga-nos nas redes sociais:
Twitter
Facebook
Instagram
Inscreva-se em nosso canal no YouTube.
Confira o destaque do nosso canal no YouTube: GP da Turquia de F1 – primeiros treinos e expectativas para a corrida:
Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon