Chadwick impõe ritmo e é mais rápida no TL1 do GP da Áustria da W Series

Jamie Chadwick começou o final de semana da W Series com o pé direito. Nesta sexta-feira (2), a inglesa não deu chance para a concorrência e anotou o melhor tempo do treino livre único do GP da Áustria.

A inglesa da Veloce Racing, depois de ter se estabelecido como a mais rápida, não saiu mais da ponta, fechando a sessão com a marca de 1min28s728. A competidora virou mais rápido que o tempo da pole-position de Alice Powell na última semana.

Quem fechou o treino na segunda colocação foi Irina Sidorkova, pilota que faz parte da Academia da W Series. Beitske Visser, Marta Garcia e Nera Martí, companheira da russa, completaram o rol das cinco mais velozes da sessão.

Após pontear a folha de tempos no início dos 30 minutos de atividade, Bruna Tomaselli, única brasileira do grid, encerrou o TL1 na 11ª colocação com marca 1s027 mais lenta que a companheira de equipe Chadwick.

W Series 2021 Áustria Jamie Chadwick
Jamie Chadwick (Foto: W Series)

Confira como foi o treino livre do GP da Áustria da W Series:

No momento em que as pilotas foram para a pista, o tempo estava encoberto, mas firme. O termômetro anotava 19ºC, enquanto o asfalto chegava a 32ºC. A umidade do ar estava em 41% e diferente da última semana, o vento estava bastante tímido soprando a 0.7 km/h.

O cronômetro começou a rodar no Red Bull Ring e as competidoras logo deixaram os boxes. Após as primeiras voltas de instalação, Bruna Tomaselli foi a primeira a aparecer na ponta com 1min33s470, com Jessica Hawkins e Fabienne Wohlwend na sequência.

Pouco mais de cinco minutos rodados e Emma Kimiläinen saltou para a primeira colocação com 1min30s521, mas logo a brasileira bateu a finlandesa em 0s258. Líder da classificação, Alice Powell vinha no sexto posto.

Após o primeiro terço da sessão já completado, Jamie Chadwick aparecia na primeira colocação ao virar 1min28s804, a primeira a descer para a casa de 1min28s. A inglesa, inclusive, já bateu o tempo da pole-position da última semana – 1min28s964.

A ordem da sessão neste momento era Chadwick em primeira, com Irina Sidorkova 0s387 mais lenta. Beitske Visser, Nerea Martí, Marta Garcia, Kimiläinen, Ayla Agren, Belen Garcia, Powell e Wohlwend completavam o top-10.

Na curva 3, Abbie Eaton chegou a protagonizar uma escapada. Entretanto, a competidora da Ecurie W não sofreu nada mais grave e logo controlou o carro para retomar o traçado – estava na 13ª colocação com pouco menos de oito minutos para a bandeira quadriculada.

Chadwick tratou de baixar ainda mais seu melhor tempo, indo para 1min28s728. A inglesa seguia intocada na ponta, com o respiro para a russa da W Series Academy sendo de 0s334. Quem vinha em volta rápida era Powell, mas apesar do último setor verde – mais rápido -, não conseguiu se aproximar da adversária da Veloce Racing, que estava nos boxes.

Sidorkova também chegou a dar uma escapada da pista nos instantes finais da sessão. A russa acabou escapando do traçado e pegando com mais violência a zebra, mas escapou sem danos para seguir na segunda colocação da tabela.

Bandeira quadriculada no Red Bull Ring e Chadwick fechou a sessão única como a mais veloz do pelotão. Sidorkova, Visser, Garcia e Martí completaram as cinco mais rápidas. Tomaselli fechou em 12ª.

Chadwick impõe ritmo e é mais rápida no TL1 do GP da Áustria da W Series