Emma Kimiläinen conseguiu sua primeira pole-position da temporada 2021 da W Series. Nesta sexta-feira (3), a finlandesa surgiu no final da sessão para largar da primeira posição de honra no GP da Holanda deste sábado.
A representante da Ecurie W apareceu nos instantes finais para se colocar como a mais rápida com a marca de 1min34s326. Ao ficar com o primeiro posto da tabela de tempos, é a terceira diferente a sair na frente neste ano.
A competidora vem empurrada da vitória da última semana. Na etapa na Bélgica, marcada por condições bastante complicadas, a pilota ultrapassou Jamie Chadwick nos minutos finais para cruzar a linha de chegada na primeira colocação.
Quem divide a primeira fila com Kimiläinen é Alice Powell, atual segunda colocada da classificação. A inglesa ficou a apenas 0s074 da ponteira, com Chadwick, Nerea Martí e Abbi Pulling completando as cinco primeiras.
A sessão foi atrasada em cinco minutos por conta dos problemas no segundo treino livre da F1. Então, pouco após o relógio começar a rodar, a sessão teve de ser interrompida com bandeira vermelha por conta de um acidente envolvendo Fabienne Wohlwend. A pilota acertou o muro de proteção, mas apesar do susto, saiu ilesa.
O treino continuou sem grandes problemas e com Chadwick chegando a aparecer na primeira colocação, assim como Powell. Entretanto, com pouco tempo restante no cronômetro, uma nova interrupção foi necessária.
Dessa vez, quem provocou a bandeira vermelha foi Sabré Cook. A pilota norte-americana acabou escapando na curva e ficou com metade do carro na caixa de brita e metade no traçado, precisando parar o treino para retirar do asfalto.
Bruna Tomaselli, única representante brasileira do grid, teve classificação complicada. A competidora anotou 1min35s881, 1s555 mais lenta que a ponteira e alinha apenas na 14ª colocação do grid em Zandvoort.