Kimiläinen supera Chadwick e garante vitória no GP da Bélgica da W Series

Emma Kimiläinen brilhou no GP da Bélgica da W Series. Neste sábado (28), a finlandesa mostrou grande ritmo, foi ganhando posições e garantiu a primeira vitória da temporada 2021.

A competidora largou da terceira colocação e logo nos primeiros minutos já mostrou que vinha forte. Brigou primeiro com Alice Powell para assumir a segunda colocação e com poucos minutos para o fim, bateu Jamie Chadwick para subir ao degrau mais alto do pódio.

A atual líder da classificação cruzou a linha de chegada na segunda colocação, enquanto Marta García fez lance nos instantes finais em Spa-Francorchamps para terminar o dia na terceira posição.

A prova belga aconteceu em condições bastante complicadas. Inclusive, o asfalto estava tão molhado que os primeiros 15 minutos aconteceram atrás do safety-car, só depois tento a largada autorizada.

Confira como foi o GP da Bélgica da W Series:

A corrida da categoria exclusivamente feminina teve o início adiado por conta dos problemas da classificação da F1. Com isso, a largada aconteceu 1h mais tarde que o previsto e com pista bastante molhada.

O relógio começou a rodar no circuito de Spa-Francorchamps e as pilotas estavam andando atrás do safety-car. Apesar de a chuva ter dado uma trégua, ainda havia muita água acumulada no asfalto.

Quem saiu da pole-position foi Jamie Chadwick, atual líder da classificação, com Alice Powell, sua adversária direta pelo título, dividiu a primeira fila. Bruna Tomaselli, única brasileira do grid, alinhou em décima.

Com quase dez minutos de relógio já rodados, o carro de segurança seguia na pista com as pilotas atrás em fila indiana. Ainda não havia previsão da entrada e liberação da disputa.

Então, com pouco mais de 16 minutos restantes para a bandeira quadriculada, a corrida enfim foi autorizada e o safety-car foi aos boxes. Chadwick manteve a primeira colocação, enquanto Emma Kimiläinen e Marta García engatavam em uma bela briga, com a finlandesa levando a melhor.

A espanhola seguia trocando posições na pista. Agora, era a vez de Caitlin Wood começar a atacar a companheira da equipe Puma, com a australiana assumindo a quarta colocação.

Com 2min48s279, Jamie anotou a volta mais rápida da corrida. Powell, Kimiläinen, Marta e Wood completavam as cinco primeiras colocações em Spa-Francorchamps.

Após a ação crescente dos primeiros minutos, as posições começaram a ser ameaçadas pelo pelotão. A primeira foi nos postos do pódio quando Emma começou a colocar pressão em cima de Alice para assumir a segunda colocação.

Em um lance certeiro, Kimiläinen conseguiu tomar o posto de Powell e começou a caçada em cima de Chadwick com pouco mais de oito minutos para o encerramento da corrida.

Quem também começou a bater na porta para ultrapassar Alice era Marta García. A espanhola se aproximou de forma ameaçadora da inglesa, chegando a colocar lado a lado com a adversária, mas a pilota se mantinha em segunda.

Com menos de cinco minutos para o encerramento da corrida e a liderança mudou de mãos. Em uma ultrapassagem certeira, Kimiläinen foi quem assumiu a primeira colocação e deixou Chadwick para trás.

Havia também uma nova pilota nas posições do pódio. A espanhola Marta García conseguiu superar Powell para tomar a terceira colocação já nos instantes finais da corrida.

Corrida encerrada e Kimiläinen é a nova vencedora da temporada 2021. Chadwick cruzou a linha de chegada na segunda posição, enquanto Marta García completou o pódio belga.