Categoria: W Series
|
17 de julho de 2021 10:04

Powell aproveita erro de Wohlwend e vence GP da Inglaterra da W Series

Alice Powell fez a festa da torcida inglesa em Silverstone. No GP da Inglaterra da W Series que aconteceu neste sábado (17), a pilota aproveitou um erro de Fabienne Wohlwend para assumir a primeira colocação no fim e assegurar a vitória.

A inglesa chegou a largar da pole-position, mas foi ultrapassada pela adversária de Liechtenstein. Entretanto, com poucas voltas para o fim, viu a ponteira travar os pneus e no erro mínimo, deu o bote para subir no degrau mais alto do pódio pela segunda vez na temporada 2021.

Quem cruzou a linha de chegada na segunda colocação foi Wohlwend, com Jamie Chadwick, então líder da classificação, terminando o dia na terceira colocação. Representante brasileira no grid, Bruna Tomaselli recebeu a bandeira quadriculada em 12ª.

Powell consegue segunda pole da temporada (Foto: W Series)

Confira como foi o GP da Inglaterra da W Series:

Quem largou da pole-position do GP da Inglaterra foi Alice Powell, pilota de casa. Fabienne Wohlwend fechou a primeira fila de saída, enquanto Jamie Chadwick, líder da classificação, dividia a segunda fila com Beitske Visser. Bruna Tomaselli, representante brasileira, saiu em 15ª.

Largada autorizada em Silverstone e a competidora de Liechtenstein foi para cima da ponteira, conseguindo assumir a primeira colocação logo na segunda curva. Powell tentou retomar o posto, mas sem sucesso.

Chadwick tentou se aproveitar da batalha entre as duas primeiras colocadas, mas sem êxito. Quem não fez uma boa saída foi Visser, que perdeu muitas posições e caiu para a sétima colocação.

Mais para trás, Tomaselli conseguiu fazer um bom início de disputa e escalou duas posições do pelotão, figurando em 13ª no final da primeira volta.

Wohlwend abria já uma confortável vantagem na primeira colocação. A pilota tinha respiro de 0s811 para Powell, além de sustentar a melhor volta da corrida com 1min58s390. Chadwick, Emma Kimiläinen e Nerea Martí fechavam o top-5.

Das dez primeiras colocadas da corrida com pouco menos de dez minutos de prova completados, cinco eram inglesas. Powell era segunda, com Chadwick em terceira, Moore, sexta, Abbi Pulling, oitava, e Abbie Eaton, décima. Jessica Hawkins vinha em 11ª.

Cinco giros completados e agora Alice é quem sustentava a melhor volta da corrida e sustentava a marca de 1min58s109. A pilota inglesa estava a 0s885 de atraso para a primeira colocada.

Uma briga que começou a ganhar grande destaque era pela nona colocação. Eaton e Belen García começaram a disputar de forma mais agressiva, com a inglesa levando a melhor e ultrapassando a espanhola. Quem também se aproximava da dupla era Hawkins e Vicky Piria, logo atrás.

Com pouco mais de dez minutos para a bandeira quadriculada, o safety-car foi necessário na pista por conta de um problema com Miki Koyama. A japonesa parou no meio da pista e precisou abandonar.

No momento da relargada, os carros estavam bastante próximos, mas Wohlwend não se viu ameaçada por Powell e manteve a primeira colocação. Já Chadwick começou a sentir a pressão de Kimiläinen, que tentava beliscar o degrau mais baixo do pódio.

Quem vinha em grande ritmo era Pulling. A inglesa, assumindo o lugar de Gosia Rdest e fazendo sua estreia na W Series, atacava Visser para tentar assumir a sétima colocação.

Mas as coisas mudaram na ponta do pelotão. Fabienne travou na curva e perdeu tempo, com Powell aproveitando o erro da adversária e dando o ataque de maneira certeira para se tornar a nova líder da corrida.

Nos instantes finais, Visser protagonizou uma grande disputa com Moore. A holandesa, vice-campeã da temporada 2019, estava fazendo as investidas em cima da pilota inglesa e no último ataque, conseguiu ultrapassar para assumir a sexta posição.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.