Alice Powell começou a temporada 2021 da W Series com o pé direito. Nesta sexta-feira (25), a categoria realizou a classificação para o GP da Estíria deste final de semana e foi a inglesa quem conseguiu a primeira pole-position do campeonato.
A competidora tem dominado o final de semana no Red Bull Ring. Após liderar o TL1 da parte da manhã, anotou 1min28s964, única na casa de 1min28s, para sair na primeira colocação da corrida do sábado.
Quem sai da segunda colocação é Sarah Moore, que tem apresentado rápido ritmo ao longo das atividades. Belén Garcia e Beitske Visser fecham as duas primeiras filas de saída.
Entre as estreantes do grid, Belén é quem se classificou melhor para a prova em Spielberg. A competidora da equipe Scuderia W vai largar da terceira colocação do grid.
Bruna Tomaselli conseguiu apresentar bom ritmo durante a classificação e larga da 11° posição na corrida do sábado ao fazer tempo 0s553 mais lento que a ponteira. Jamie Chadwick, sua companheira na Veloce Racing, larga em oitava.
Confira como foi a classificação da W Series na Áustria:
A sessão de classificação da W Series começou pouco após a bandeira quadriculada para a F1. Assim que o cronômetro começou a rodar em Spielberg, as pilotas logo deixaram os boxes para aproveitar todos os 30 minutos de sessão.
Após as primeiras voltas de instalação, Emma Kimiläinen foi a primeira a notar uma volta rápida. Entretanto, a finlandesa logo foi superada por Alice Powell, que virou 1min30s669. A inglesa, inclusive, foi quem liderou o único treino livre austríaco.
Com pouco mais de cinco minutos de relógio rodando no Red Bull Ring, o top-5 da classificação era Powell na liderança, com Jamie Chadwick logo na segunda colocação 0s334 atrás da ponteira, com Kimiläinen, Fabienne Wohlwend e Jessica Hawkins fechando a lista.
Enquanto isso, Bruna Tomaselli, representante brasileira e estreante na temporada 2021, vinha apresentando bom ritmo. A competidora da equipe Veloce Racing aparecia com o sétimo melhor tempo, sendo a segunda melhor novata – a primeira era Abbie Eaton, que aparecia em quinta.
Dez minutos de sessão já rodados e Emma foi aos boxes. A finlandesa havia parado para trocar os boxes e com 1min31s003, era a quarta colocada com pouco mais de 0s6 de atraso para a ponteira.
Com 18 minutos para a bandeira quadriculada, quem sustentava a pole-position provisória para a corrida do sábado era Chadwick com 1min30s147 – o tempo era mais lento do que o anotado no TL1.
Surpreendendo, Belén Garcia saltou para a primeira colocação nos 15 minutos finais da sessão. A estreante do campeonato virou 1min29s740 para assumir a primeira colocação no momento, seguida por Chadwick e Irina Sidorkova.
Scuderia W, Veloce, W Series Academy e M. Forbes Motorsport eram as equipes que ocupavam as cinco primeiras colocações da tabela de tempos. Neste ponto, Belén, primeira, e Powell, décima, estavam separadas por apenas 1s.
A dupla da Scuderia W vinha em grande desempenho na classificação. García se mantinha na primeira posição e Moore chegou a saltar para segunda, mas acabou superada por Beitkse. Ayla Agren completava as duas primeiras filas provisórias.
Com pouco menos de oito minutos para a bandeira quadriculada, Tomaselli vinha na 16ª colocação do grid com a marca de 1min30s018, 0s877 mais lenta que a primeira colocada.
Powell, Moore, Visser, Belén Garcia, Hawkins, Chadwick, Kimiläinen, Marta Garcia, Wohlwend e Agren completavam as dez primeiras colocadas da classificação provisória.
Com bandeira quadriculada, Powell garante a primeira pole-position da temporada 2021. Moore é quem larga ao seu lado, com Belén e Visser fechando as duas primeiras filas.