W Series anuncia classificação automática das top-8 pilotas para temporada 2022

A W Series começou a desenhar como será a temporada 2022. A categoria exclusivamente feminina anunciou que as oito primeiras colocadas da classificação garantem vaga automaticamente para o próximo ano.

O certame caminha para a decisão do campeonato neste final de semana, em Austin, Texas. Com 50 pontos ainda na mesa, todas as 18 pilotas têm chances de garantir um lugar em 2022, com 22 tentos separando a oitava da última colocada.

Entretanto, há já dois nomes certamente garantidos para os próximos anos: Nerea Martí e Irina Sidorkova. A dupla defende a W Academy e sendo as mais novas do grid, já foram confirmadas até o campeonato de 2023.

Ainda, Abbi Pulling, uma das reservas de 2021, também tem chances de ser uma das candidatas para 2022. Atualmente, a pilota tem 12 pontos de defasagem para Belen García, a oitava, e vai estar presente no pelotão da rodada dupla nos Estados Unidos.

“Estou feliz em anunciar que nosso top-8 deste ano vai se garantir no grid de 2022. No final de nossa temporada inaugural de 2019, 12 pilotas garantiram o direito de retorno para a temporada 2”, explicou Catherine Bond Muir, chefe executiva da categoria.

“Neste ano, reduzimos o número de pilotas classificadas. Nossa parceria com a F1 resultou em um crescente interesse na categoria ao redor do mundo e um maior número de interessadas para vir disputar a temporada 3”, emendou a dirigente.

“Com Alice [Powell] e Jamie [Chadwick] empatadas nos pontos na ponta da classificação, já garantimos uma grande decisão no Circuito das Américas. Essa notícia assegura que a final vai ser emocionante, já que as competidoras irão brigar pelas vagar do ano que vem”, concluiu.

Outra notícia divulgada pela W Series foi em relação aos pontos da superlicença. Passados a serem distribuídos em 2021, a campeã deste ano pode optar por retornar em 2022, mas sem chances de somar mais pontos para sua carteira.

Atualmente, com seis corridas disputadas e duas para encerrar o campeonato, Bruna Tomaselli aparece na 14ª colocação da classificação. A única brasileira do grid soma 12 pontos, dez de desvantagem para o top-8.