A W Series segue com as novidades para a temporada 2021. Nesta quinta-feira (24), a categoria exclusivamente feminina anunciou a introdução de uma estrutura de equipes contando com parceiros externos e o próprio certame.
Desde sua criação, ainda em 2019, a categoria chefiada por Catherine Bond Muir tem sido centrada em apenas uma grande organização. Quem ficou responsável pela operação dos carros foi a Hitech GP, mas para este ano, quem assume o papel é a Fine Moments e com início já no Red Bull Ring.
Na temporada inaugural, as competidoras mudaram de carro a cada etapa e o conceito se mantém em 2021. O principal patrocinador da W Series é a ROKiT – também presente nos carros da Williams da F1 -, mas há outras marcas interessadas em também estarem envolvidas com a categoria.
Serão, ao total, nove equipes com duas pilotas cada. Seis dos times levarão nomes dos parceiros – Bunker Racing, M. Forbes Motorsport, Puma W Series Team, Racing X, Sirin Racing e Veloce Racing. As demais vão ser nomeadas com a W Series – Scuderia W, Ecurie E e W Series Acadamy.
Toda a estrutura da W Series passa a ser de equipes independentes a partir da temporada 2022.
“Esse novo modelo pavimenta o caminho para um novo investimento significante para suplementar nossos patrocinadores atuais, que apoiam nosso crescimento contínuo e nossa parceria com a F1. Em um curto período de tempo deixamos nossa marca no setor por nossa abordagem inovadora”, disse Bond Muir.
O campeonato de equipes, não registrado pela FIA [Federação Internacional de Automobilismo], vai usar um “robusto sistema de pontos que, se tiver sucesso, vai continuar para a próxima temporada e além”. Portanto, formaliza o campeonato de equipes para 2022 conforme os quesitos da FIA.
Jamie Chadwick, atual campeã da W Series, afirmou que “é uma notícia brilhante para as pilotas também. Aprendemos muito sobre os carros e as pistas em 2019, mas os ajustes das equipes vão nos levar para outro nível.”
“Vai nos dar ótimos insights sobre como é trabalhar de perto com um companheiro de equipe e correr com o campeonato de equipes em mente ao invés de competir apenas por você mesma”, completou.
Confira as equipes e pilotas:
Bunker Racing – Fabienne Wohlwend e Sabré Cook
M. Forbes Motorsport – Beitske Visser e Ayla Agren
Puma W Series Team – Marta Garcia e Gosia Rdest
Racing X – Alice Powell e Jess Hawkins
Sirin Racing – Miki Koyama e Vicky Piria
Veloce Racing – Jamie Chadwick e Bruna Tomaselli
Ecurie W – Emma Kimilainen e Abbie Eaton
Scuderia W – Sarah Moore e Belén Garcia
W Series Academy – Irina Sidorkova e Nerea Martí