A W Series mostrou que a espera pela retomada do campeonato valeu a pena. No último final de semana, a categoria realizou a abertura da temporada 2021 em uma corrida bastante disputada e que faz crescer a expectativa em uma briga emocionante pelo título.
O certame exclusivamente feminino nasceu em 2019 após muito planejamento de Catherine Bond Muir. Após seis etapas, Jamie Chadwick foi coroada a grande campeã, com Alice Powell vencendo a última etapa do campeonato em Brands Hatch em 11 de agosto daquele ano.
Acontece que por conta das barreiras de logística e viagens impostas pela pandemia do novo coronavírus, a temporada 2020 teve de ser cancelada. Portanto, foi mais de um ano em que pilotas e categoria tiveram de ficar paradas mesmo após o sucesso de sua estreia.
Mas quase 700 dias mais tarde – 685 para ser mais exata -, a W Series colocou carros de volta à pista. Agora dividindo seus finais de semana com a F1, realizou a corrida em 25 de junho e Powell retomou de onde parou: no degrau mais alto do pódio.
Após largar da pole-position, a inglesa da Racing X não apenas dominou a corrida de ponta a ponta – sequer foi ameaçada e não se abalou com a entrada do safety-car -, como também anotou a melhor volta da prova.
Em uma disputa cheia de emoção e alguns incidentes como o toque de Jessica Hawkins em cima de Chadwick ainda no início – que rendeu punição de 30s para a companheira de Alice -, a categoria não poderia pedir uma retomada melhor das atividades.
Quando se era esperado que Jamie dominasse a prova pelo bom desempenho que mostrou na primeira temporada, foram novos nomes que se mantiveram nas primeiras colocações. Sarah Moore, segunda colocada, conseguiu seu primeiro pódio na categoria, enquanto Fabienne Wohlwend terminou em terceira pela segunda vez na W Series.
Mas não bastando isso, as novatas também deixaram seus nomes anotados. Belen Garcia largou da terceira colocação e ficou ameaçando a companheira Moore durante toda a corrida, sendo ultrapassada apenas no final para terminar em quarta.
Nerea Martí e Irina Sidorkova, também novatas do campeonato deste ano, terminaram dentro da zona de pontos. Bruna Tomaselli, que faz a estreia e representa o Brasil no grid, foi tocada na última largada e terminou em 11ª, mas chegou a andar na sétima colocação em determinado momento.
A próxima etapa do calendário já acontece neste final de semana também no Red Bull Ring. Com uma abertura de calendário tão emocionante e tantas brigas, o esperado para esta, e todas as outras, corridas do ano é ainda mais emoção na briga pelo título de 2021 – e que bom para nós.