Ao conquistar o título e a sexta vitória da temporada na sétima e oitava etapas do FIA WEC, a Audi teve duas razões para comemorar. Depois do título de construtores conquistado no Japão três semanas atrás, Loïc Duval/Tom Kristensen/Allan McNish (FRA/DIN/GBR), no audi R18 e-tron quattro, chegaram ao título mundial na China. Em Xangai, o trio só tinha que terminar a prova de seis horas na terceira posição – e foi o que eles fizeram. Seus companheiros de equipe Marcel Fässler/André Lotterer/Benoît Tréluyer (SUI/ALE/FRA) venceram a corrida depois de mostrar grande desempenho.
Agora todos os seis pilotos da Audi que disputam a temporada completa do WEC têm em seus currículos um título mundial: Loïc Duval/Tom Kristensen/Allan McNish seguem Marcel Fässler/André Lotterer/Benoît Tréluyer, que foram os primeiros a levar o título em sem favor, na temporada passada. Três vitórias – em Silverstone, nas 24 Horas de Le Mans e em Austin – mais três segundos lugares em Spa, São Paulo e Fuji, e o terceiro lugar em Xangai, pavimentaram o caminho rumo à conquista ao sucesso na temporada.
Na temporada atual, a Audi conquistou 14 posições de pódio, incluindo seis vitórias no WEC. O título de pilotos foi decidido no mercado mais importante para a Audi AG na China, em um circuito que não é o melhor para o Audi R18 e-tron quattro mostrar todo seu potencial. Apesar deste fator e de um furo de pneu que gerou um pit stop extra, Marcel Fässler/André Lotterer/Benoît Tréluyer asseguraram a primeira vitória da marca nos protótipos em solo chinês. Tréluyer, que fez o stint final em ritmo fortíssimo, cruzou a linha de chegada com uma vantagem de 15s374 para o segundo colocado. Na batalha pelo título, Loïc Duval/Tom Kristensen/Allan McNish evitaram riscos desnecessários e se concentraram em guiar por uma corrida sem falhas. A Audi agora viaja para a etapa final do WEC no Barein, onde em três semanas a marca busca sua sétima vitória na temporada.
Abre aspas
Dr. Wolfgang Ullrich (Diretor da Audi Motorsport): “Foi uma vitória brilhante porque realmente foi suada. A corrida manteve um certo suspense durante toda sua duração até o final e foi decidida somente na meia hora final. O desempenho da equipe foi particularmente bom porque nosso carro número 2 ajudou o carro número 1 com jogos de pneu. Consequentemente, conseguimos um ótimo resultado para a marca e mostramos o quão harmonioso é o nosso trabalho de equipe. No time vencedor, Benoît Tréluyer teve um papel muito importante. Ele se adaptou muito bem ao traçado”.
Chris Reinke (Chefe de LMP): “Um tremendo resultado. Sabíamos antes que a pista não era a melhor para o nosso desempenho. Foi um grande desafio na atual temporada do Mundial. No começo da prova já estava bem claro o quanto seria difícil, mas no final tivemos uma boa briga e mostramos a que viemos. Foi assim que vencemos a corrida e o título de pilotos”.
Ralf Jüttner (Diretor Técnico do Audi Sport Team Joest): “A corrida começou bem difícil e terminou com um resultado brilhante para nós. Durante a prova a situação entre nós e nossos adversários mudou completamente. Até mesmo na metade da corrida não acreditávamos que conseguiríamos a vitória. Vencemos e os novos campeões mundiais também estavam no pódio. Bom trabalho de toda a equipe”.
Marcel Fässler (Audi R18 e-tron quattro #1): “Hoje foi o dia do Bem Tréluyer. Ele estava incrivelmente bom e durante todo o fim de semana. Nossa equipe fez um trabalho fantástico também e executou uma estratégia perfeita. É um grande dia para a Audi. O título de pilotos também já foi decidido e parabéns aos nossos companheiros do carro número 2. Estamos muito satisfeitos”.
André Lotterer (Audi R18 e-tron quattro #1): “Um dia fantástico para a Audi com a nossa vitória. Contamos hoje com o “Super-Ben” no nosso carro. Originalmente, ele só queria fazer dois stints. Mas porque ele estava extremamente rápido ele acabou guiando por quatro. No início perdemos um pouco de distância e tivemos que trocar um pneu furado, mas conseguimos reverter a situação com uma estratégia mais eficiente e pneus melhores. Assim alcançamos o carro da Toyota, que também teve um furo de pneu. Isso fez da corrida algo extremamente emocionante. E nossos companheiros de equipe conquistaram o título. Um grande dia!”
Benoît Tréluyer (Audi R18 e-tron quattro #1): “Parabéns aos nossos companheiros de equipe pela conquista do título de pilotos. Tom e Allan são pilotos de ponta há muito tempo; eles simplesmente mereceram – assim como Loïc, que fez uma grande temporada. Nosso Audi estava incrível. Depois de não termos os pneus certos no começo da corrida, ficamos notavelmente rápidos em um tipo diferente de pneu. O carro número 2 nos ajudou com estes jogos. Obrigado a vocês! Assim, pude ultrapassar Alex Wurz no tráfego. Foi uma corrida emocionante do início ao fim”.
Loïc Duval (Audi R18 e-tron quattro #2): “Esta foi minha primeira temporada completa ao lado do Tom e do Allan. Isso trouxe para mim uma cerca pressão também, mas junto de uma boa esperança. Afinal, estou na melhor equipe do mundo. Sempre demos o nosso melhor e vencemos o Mundial de Endurance hoje por causa disso. É um sentimento incrível neste ano sensacional, em que ainda vencemos Le Mans juntos. Mais do que isso é impossível”.
Tom Kristensen (Audi R18 e-tron quattro #2): “Quando corrida de kart, uma vez fui vice-campeão mundial de kart. Agora conquistei o Campeonato Mundial com a Audi. É uma sensação ótima. Competimos contra os campeões do ano passado e tivemos que lutar por isso. Loïc, Allan e o Audi Sport Team Joest fizeram um trabalho brilhante. É muito bom”.
Allan McNish (Audi R18 e-tron quattro #2): “Esperei por este momento desde 1985. Mesmo no kart, lutei pelo título mundial – que na época, a propósito, foi disputado em Le Mans. Na Fórmula 1 eu nunca tive uma chance real. Agora, na terceira categoria em que disputo, deu certo. Estou orgulhoso do que conseguimos juntos neste ano. As coisas correram muito bem e para mim, a corrida em Austin foi um elemento importantíssimo na escada para o sucesso. Agora sinto um calor especial no corpo e bastante umidade nas costas, já que Alex Wurz me molhou todo com champanhe…”
Resultado das 6 Horas de Xangai
1 Fässler/Lotterer/Tréluyer (Audi R18 e-tron quattro) 190 voltas em 6h01min33s343
2 Lapierre/Wurz (Toyota) + 15s374
3 Duval/Kristensen/McNish (Audi R18 e-tron quattro) – 1 volta
4 Beche/Belicchi/Prost (Lola-Toyota) – 5 voltas
5 Conway/Martin/Rusinov (Oreca-Nissan) – 13 voltas
6 Brundle/Heinemeier Hansson/Pla (Morgan-Nissan) – 13 voltas
7 Baguette/Gonzalez/Plowman (Morgan-Nissan) – 13 voltas
8 Graves/Kerr/Dolby (Oreca-Nissan) – 14 voltas
9 Lux/Shulzhitskiy/Wirdheim (Zytek-Nissan) – 15 voltas
10 Cheng/Ihara/Nicolet (Morgan-Nissan) – 18 voltas
Por Inova Comunicação – Rafael Durante
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.