Aston Martin Valkyrie estreia no Catar e anuncia Riberas e Tincknell como pilotos no WEC

A Aston Martin vai fazer a estreia de seu carro Valkyrie AMR-LMH na primeira etapa da temporada 2025 do Mundial de Endurance no Catar, em fevereiro. Ainda, Alex Riberas e Harry Tincknell foram os dois primeiros pilotos confirmados para a montadora na classe Hypercarro com a Heart of Racing.

Para o début na categoria de corridas de longa duração, a AMR e a Heart of Racing optaram por pular a participação nas 24 Horas de Daytona para ter tempo de desenvolver o carro. Ainda, no WeatherTech SportsCar, está planejado a estrear em nas 12h de Sebring, em março

O Valkyrie está próximo do encerramento de seu programa de testes e desenvolvimento, tendo completado mais de 12.500 kms até o momento, incluindo um teste de pneus da Michelin no Bahrein e um teste sancionado pela IMSA no circuito de Daytona na última semana.

“Estamos chegando a um momento crítico no desenvolvimento do Aston Martin Valkyrie, e até este ponto o carro passou por todos os objetivos e ‘checks’ que definimos para ele. No entanto, testar é uma coisa, correr é outra bem diferente, e não subestimamos a formidável escalação de competição de classe mundial na classe WEC Hypercar e na categoria GTP da IMSA”, disse Adam Carter, chefe de Endurance da Aston Martin.

Sobre os pilotos, Riberas tem vitórias em classe tanto no WEC quanto na IMSA com organizações lideradas por Ian James e vai fazer sua estreia em uma classe de ponta de protótipos. Enquanto isso, Tinckknell volta à Aston Martin após seu triunfo na GTE-Pro nas 24 Horas de Le Mans em 2020.

“Foi emocionante fazer parte dos testes de desenvolvimento inicial, e o DNA do carro parece forte. Estou muito orgulhoso do trabalho duro que todos fizeram até agora enquanto nos preparamos para a primeira corrida. Todos na Aston Martin Heart of Racing me fizeram sentir muito bem-vindo e sei que estou entrando para uma equipe profissional”, disse Tincknell.

“A Aston Martin tem uma história incrível em corridas de carros esportivos e este é realmente um momento de preciso me beliscar. Claro, tenho ótimas lembranças de Le Mans em 2020, e o objetivo é repetir esse feito com Valkyrie. É um sonho que se tornou realidade”, completou.

Já Riberas afirmou que “é uma grande honra ser escolhido como piloto para um projeto tão emocionante. Faço parte do The Heart of Racing há dez anos e poder continuar minha jornada com eles, agora no auge das provas Endurance, é simplesmente um sonho que se tornou realidade. Além disso, ter a oportunidade de representar uma marca tão icônica como a Aston Martin, que tem uma história tão notável tanto em corridas de carros esportivos quanto em Le Mans, é algo que guardarei com carinho pelo resto da minha vida.”

“O Aston Martin Valkyrie é o carro mais espetacular que já dirigi, e soa incrível, então, poder compartilhá-lo com os fãs do automobilismo em todo o mundo é algo que estou muito ansioso”, concluiu.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.