A Iron Dames larga da pole-position na classe LMGT3 das 6 Horas de São Paulo. Na classificação feita na tarde deste sábado (13), Sarah Bovy fez o melhor tempo para colocar o único trio feminino do grid na posição de honra do grid de largada.
A tomada de tempos do Mundial de Endurance funciona da seguinte maneira: as classes LMGT3 e Hypercarros são separados. Nisso, cada categoria entra com seus carros e os pilotos precisam tentar se colocar no top-10 para avançar para a Hyperpole e brigar pela posição de honra do grid.
Iniciada a classificação da classe para a prova da mesma maneira que as demais sessões: a ameaça de chuva chegando e as temperaturas bastante baixas. Assim que o relógio começou a rodar, logo os competidores deixando os boxes para darem suas voltas rápidas.
Com pouco mais de 2 minutos para o encerramento da primeira fase, carros como o #85 da Iron Dames, das únicas mulheres o grid, e o BMW #46, de Valentino Rossi, estavam abaixo do top-10 e, portanto, não brigariam pela pole-position da prova em São Paulo.
Enquanto isso, acima da área de risco, a United Autosports, do brasileiro Nicolas Costa e Joshua Caygill que estava atrás do volante, vinha na segunda colocação, enquanto o BMW #31 da Team WRT estava em nono e ainda correndo risco, já que estava parado nos boxes, sem melhorar a volt.
Então, quase na bandeira quadriculada, Sarah Bovy saltou para a primeira posição com 1min35s299. A Manthey Pure #92 e a United Autosports completavam o top-3 dessa primeira parte. Entre o primeiro e o décimo colocados, todos indo a Hyperpole, os pilotos estavam divididos pela 0s727.
Encerrada a fase inicial, os carros que avançavam eram a Iron Dames #85, Heart of Racing Team #27, Team WRT #31, AF Corse com os carros #54 e #55, United #59, TF Sport #81, Manthey EMA #91, Manthey PureRxcing #92 e United Autosports #95.
Aberto os boxes e o primeiro incidente do dia. Quando vinha em sua volta rápida, François Heriau, da AF Corse #54, rodou e ficou parado na pista. Nisso, foi dada bandeira amarela e, na sequência, uma bandeira vermelha, interrompendo a sessão.
Retomado o treino após a retirada da Ferrari da pista, restava pouco mais de 6 minuto no relógio. Pouco depois, com 1min34s860, Caygill saltou para a pole provisória das 6 Horas de São Paulo.
Com 1min34s413, Bovy tratou de colocar a Iron Dames na primeira colocação na reta final da classificação. E sem tempo para ninguém mais melhorar, o trio do Lamborghini Huracan #85 conseguiu a pole-position da classe GT3, com Matt Campbell do Porsche Penske #5.
Entre os brasileiros, Nicolas Costa vai sair em quarto, enquanto Augusto Farfus é o sexto do grid.