WEC
|
17 de junho de 2016 21:20

Brasil busca quebra de tabu nas 24 Horas de Le Mans

País terá seis pilotos na disputa de uma das mais tradicionais provas de automobilismo do mundo, na França, neste sábado

 

Rodrigo França, em Le Mans (FRA), especial ao LANCE!

 

Assim como o futebol persegue o ouro olímpico, a história de sucesso dos pilotos brasileiros nas pistas mundiais tem uma importante lacuna: uma vitória nas 24 Horas de Le Mans. Até hoje, o segundo lugar foi a maior conquista, com três pilotos com passagem também pela F-1: José Carlos Pace (1973), Raul Boesel (1991) e Lucas di Grassi (2014).
E é justamente este último que tem maiores chances de quebrar o tabu neste ano, competindo pela equipe Audi, que tem ótimo retrospecto em Le Mans, com 13 vitórias em 17 participações.
– Ser o primeiro brasileiro a vencer o geral das 24 Horas de Le Mans seria um feito fantástico – afirmou Di Grassi, que venceu a última etapa do Mundial de Endurance na Bélgica ao lado de Oliver Jarvis e Loïc Duval.
O Brasil também terá na pista seus representantes da Formula E: além de Di Grassi, que lidera o campeonato, o atual campeão dos carros elétricos volta a correr na lendária prova de Le Mans: Nelsinho Piquet, com o protótipo da equipe Rebellion, também na categoria principal (os protótipos mais velozes, da LMP1).
O filho do tricampeão mundial de F-1 Nelson Piquet também terá a companhia do sobrinho de Ayrton Senna nas pistas: Bruno Senna compete com a equipe RGR Sports na categoria LMP2.
Além dos três ex-pilotos de F-1, o Brasil terá outros importantes nomes que vem conquistando importantes resultados em suas categorias, como Pipo Derani, pilotando um protótipo da Ligier na categoria LMP2. Aos 22 anos, ele venceu neste ano as 24 Horas de Daytona e as 12 Horas de Sebring.
Fernando Rees correrá com um Aston Martin na categoria GTE Pro e Oswaldo Negri Junior com o carro 49 da Michael Shank Racing.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.