Como assistir: com seis brasileiros, 24 Horas de Le Mans largam às 11h deste sábado

Falta muito pouco para a largada de um dos momentos mais esperados de todo o calendário do esporte a motor em 2024. Logo mais, às 11h deste sábado (15 de junho), o lendário Zinedine Zidane vai dar a bandeirada que marcará o início da 92ª edição das 24 Horas de Le Mans, quarta etapa da temporada do FIA WEC, o Campeonato Mundial de Endurance da FIA. Seis brasileiros estarão no grid formado por um total de 186 pilotos e 62 carros: Felipe Nasr (Penske Porsche Motorsport), ‘Pipo” Derani e Felipe Drugovich (Whelen Cadillac Racing) representam o país na classe Hypercar, enquanto Augusto Farfus (BMW M4 do Team WRT), Daniel Serra (Ferrari 296 da equipe GR Racing) e Nicolas Costa (McLaren 720S Evo da United Autosports) vão competir na categoria GT3.

Com expectativa de reunir novamente mais de 300 mil pessoas no fim de semana do evento no Circuit de La Sarthe, as 24 Horas de Le Mans são muito importantes para o campeonato, que alcança sua primeira metade exatamente na França: enquanto as provas de seis horas distribuem 25 pontos ao vencedor nas classes Hypercar e LMGT3 e 38 para as corridas de oito horas de duração, em Le Mans o conjunto que terminar em primeiro lugar vai somar 50 tentos, trazendo mais um ingrediente entre os tantos atrativos para uma jornada histórica.

A mais famosa e emblemática corrida de resistência do automobilismo antecede o retorno do espírito de Le Mans ao Brasil. Quinta etapa da temporada do FIA WEC, a Rolex 6 Horas de São Paulo será realizada entre 12 e 14 de junho no Autódromo de Interlagos, e os ingressos já estão à venda.

Classe principal das 24 Horas de Le Mans, a Hypercar terá um grid recorde de 23 carros, um aumento significativo em relação aos 16 do ano passado, o que atesta o crescimento cada vez maior do FIA WEC com a presença de grandes marcas na competição: Alpine, BMW, Cadillac, Ferrari, Isotta Fraschini, Lamborghini, Peugeot, Porsche e Toyota. Os protótipos mais incríveis do mundo muitas vezes ultrapassam os 340 km/h durante o percurso de 13.626 metros da pista e chegam a trocar de marcha 78 vezes em uma volta.

Além de nomes consagrados e vencedores nas 24 Horas de Le Mans, como Kamui Kobayashi, Sébastien Buemi, Brendon Hartley e José María “Pechito” López, representantes da Toyota Gazoo Racing, destaque também para o trio italiano da Ferrari AF Corse que triunfou na edição centenária da prova, no ano passado: Antonio Giovinazzi, Alessandro Pier Guidi e James Calado. Entre os estreantes na Hypercar em La Sarthe, chamam a atenção os nomes do bicampeão da Indy, o espanhol Álex Palou (Cadillac Racing), o alemão Mick Schumacher (Alpine Endurance Team) e o brasileiro Felipe Drugovich, campeão da FIA Fórmula 2 em 2022 e atualmente reserva e piloto de testes da Aston Martin Aramco Formula One Team.

Em emocionante definição pela posição de honra na classe na Hyperpole, disputada na última quinta-feira, quem vai puxar a fila nas 24 Horas de Le Mans de 2024 será o Porsche 963 #6 da Porsche Penske Motorsport, que tem no seu trio o francês Kévin Estre, o alemão André Lotterer e o belga Laurens Vanthoor.

Constelação na LMGT3 — Uma das grandes novidades para 2024 no Campeonato Mundial de Endurance é a classe LMGT3, baseada nos modelos GT3 de competição, o que atraiu o interesse de muitas equipes e marcas, além de pilotos consagrados e lendas das pistas.

Entre as marcas, aceleram Aston Martin, BMW, Corvette, Ferrari, Ford, Lamborghini, Lexus, McLaren e Porsche. Além dos brasileiros Augusto Farfus, Nicolas Costa e Daniel Serra, as 24 Horas de Le Mans trazem na escalação da GT3 competidores de sólida carreira nas pistas, como o sul-africano Kelvin Van der Linde, o belga Maxime Martin, o italiano Davide Rigon, o trio das Iron Dames — equipe completamente feminina que tem como pilotos Rahel Frey, Sarah Bovy e Michelle Gatting —, além do multicampeão da MotoGP, Valentino Rossi, que estreia em La Sarthe.

Em Le Mans, a posição de honra ficou com um carro que não participa de toda a temporada do FIA WEC na GT3. Equipe convidada pela organização para disputar a prova, a Inception Racing larga na frente com o McLaren 720S LMGT3 Evo, que tem como integrantes do trio o norte-americano Brendan Iribe, o inglês Ollie Millroy e o dinamarquês Frederik Schandorff.

A tradicional LMP2 — Le Mans Prototype 2 — não faz mais parte do campeonato de forma integral, mas acelera nas 24 Horas de Le Mans e terá 16 protótipos, todos eles compostos por chassi Oreca e motor Gibson. A pole position será da equipe AO by TF, que tem nos pilotos do protótipo #14 o suíço Louis Delétraz, o britânico Alex Quinn e o norte-americano PJ Hyett.

Como largam os brasileiros — “Pipo” Derani e Felipe Drugovich compõem a tripulação do Cadillac V-Series.R da Whelen Cadillac Racing que vai abrir a prova deste fim de semana na 18ª posição, uma à frente do Porsche 963 guiado por outro brasileiro, Felipe Nasr, um dos pilotos do carro #4 da Porsche Penske Motorsport na classe Hypercar.

O carioca Nicolas Costa, um dos integrantes do trio da United Autosports a bordo do McLaren 720S, verá o carro largar em 11º na categoria GT3, enquanto a BMW M4 guiada por Augusto Farfus vai começar a mais famosa prova de resistência do mundo em 15º lugar. Depois de ter enfrentado problemas na classificação, a Ferrari 296 preta e dourada da GR Racing, que tem em Daniel Serra — duas vezes vencedor em Le Mans na antiga categoria LMGTE-Pro — fecha o grid, partindo da 23ª colocação.

Programação e transmissão — As 24 Horas de Le Mans serão exibidas ao vivo na TV por assinatura pelo canal BandSports em determinadas janelas de transmissão ao longo da prova e integralmente por meio do canal no YouTube Esporte na Band, site da Band e no aplicativo Bandplay.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.