Atual hexacampeã mundial de construtores do WEC, a TOYOTA GAZOO Racing inicia nesta sexta-feira (28) a disputa de mais uma temporada do Mundial de Endurance, com a realização da etapa do Catar, marcada para o circuito de Lusail. A fabricante japonesa busca o sétimo título consecutivo entre as equipes, em sequência iniciada em 2019, além de recuperar o domínio no Mundial de Pilotos.
Para a disputa do campeonato deste ano, a TOYOTA GAZOO Racing vai manter os times de seus dois Toyota GR010 HYBRID. No hypercar número 7, Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries seguirão juntos pelo segundo ano seguido. Já no veículo número 8, Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa serão os pilotos pela quarta temporada seguida, e buscam o terceiro título.
A temporada do WEC contará com oito corridas disputadas em quatro continentes. A lista inclui a disputa das 24 Horas de Le Mans, prova que chegará a sua 93ª edição, marcada para os dias 14 e 15 de junho, e as 6 Horas de São Paulo, quinta etapa do campeonato marcada para o dia 13 de julho no Autódromo de Interlagos, na capital paulista.
O Toyota GR010 HYBRID foi o primeiro hypercar da história do WEC, e é usado pela fabricante japonesa desde 2021. Para o campeonato deste ano, não há grandes alterações, exceção feita a adição de painéis de LED no sidepod, para indicação de posição durante a corrida e tempo de pit stop, algo incluído no regulamento de 2025 para melhorar a experiência dos fãs.
“Ganhamos seis mundiais de construtores, portanto, o desafio é buscar o sétimo. No ano passado, perdemos o título de pilotos, portanto, neste ano, nossa meta é vencer os dois, mas será difícil. Além de um novo fabricante, os concorrentes estão retornando mais fortes e com mais experiência. Portanto, espero que seja mais competitivo do que nunca”, disse Kamui Kobayashi, piloto e chefe da TOYOTA GAZOO Racing no WEC.
“Não temos vantagens e teremos que nos desafiar a melhorar em todas as áreas para nos mantermos no topo. Precisamos aproveitar melhor a configuração do nosso carro em cada corrida, mostrar ainda mais espírito de equipe e lutar por cada posição”, segue Kobayashi, que destaca o apoio da TOYOTA GAZOO Racing ao longo das últimas temporadas.
“Temos um grande apoio do restante da família Toyota e de nossos parceiros; a cada ano, sinto que estamos nos aproximando e nos tornando mais fortes. Queremos fazer um GR010 HYBRID ainda mais forte nesta temporada e isso contribuirá para a fabricação de carros cada vez melhores por meio do esporte a motor”, completa Kamui.
A corrida no Catar contará com 1.812 quilômetros e dez horas de duração no Circuito Internacional de Lusail, que tem 5.418 metros de extensão. Dois treinos livres, ambos de 1h30min, serão realizados na quarta-feira (26), enquanto mais um ensaio, este de 1h, e a classificação, ocorrem na quinta-feira. A etapa do Catar do WEC será disputada na sexta-feira, a partir das 8h. BandSports e YouTube mostram a prova.