O “espírito de Le Mans” finalmente está de volta ao Brasil. Depois de dez anos, o FIA WEC, Campeonato Mundial de Endurance da FIA, acelera novamente em Interlagos neste fim de semana (12 a 14 de julho) com a Rolex 6 Horas de São Paulo, prova válida pela quinta etapa da temporada 2024, um ano muito especial para a história da competição pelo registro recorde de 14 montadoras no grid e 37 carros, sendo 19 superprotótipos, os hypercars, e 18 bólidos da categoria LMGT3.
São dois os pilotos que representam o Brasil no grid da temporada do FIA WEC em 2024: o experiente curitibano Augusto Farfus, que corre pela equipe belga Team WRT com a BMW M4 LMGT3 #31, enquanto o carioca Nicolas Costa disputa o campeonato com a McLaren 720S Evo LMGT3 da escuderia norte-americana United Autosports. O Mundial de Endurance tem no seu grid grandes estrelas do esporte a motor como a lenda Valentino Rossi — nove vezes campeão mundial de motovelocidade —, Jenson Button — campeão mundial de Fórmula 1 em 2009 —, e ícones das corridas de longa duração como Kamui Kobayashi, Brandon Hartley, André Lotterer, Mike Conway e José María ‘Pechito’ López, todos vencedores das 24 Horas de Le Mans e campeões do FIA WEC.
O evento que abriu oficialmente a programação da Rolex 6 Horas de São Paulo aconteceu nesta quinta-feira (11 de julho), no Autódromo de Interlagos. Pouco mais de um ano da assinatura do contrato que consolidou o regresso do FIA WEC ao Brasil depois de uma década, o Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, participou da entrevista coletiva diante da imprensa credenciada para o evento. Além do mandatário, estiveram presentes Pierre Fillon, Presidente do Automobile Club de l’Ouest, Fréderic Lequien, CEO do FIA WEC; e Gustavo Pires, Diretor-Presidente da SPTuris.
A recepção para os jornalistas precedeu a abertura oficial do evento, quando foi destacado o empenho para trazer de volta o Mundial de Endurance para a capital paulista, bem como a paixão do brasileiro pelo esporte a motor, com a chance de novamente o público nacional ver os carros mais incríveis e tecnológicos do planeta.
Ricardo Nunes, Prefeito de São Paulo: “A cidade de São Paulo é a única do mundo que tem os três grandes eventos da FIA, a Federação Internacional de Automobilismo: a Fórmula 1, a Fórmula E e agora a WEC, com a Rolex 6 Horas de São Paulo. Estamos felizes por ter o retorno do FIA WEC à nossa cidade. É a concretização de um sonho iniciado lá atrás, quando assinamos o contrato em Le Mans no ano passado. Um sonho que se torna realidade, e muitos sonharam para que tudo isso acontecesse. É muito importante para São Paulo ter o retorno do Campeonato Mundial de Endurance, um evento que é transmitido para mais de 150 países, proporciona uma movimentação financeira de R$ 250 milhões e gera cerca de 5 mil empregos. O FIA WEC está no seu melhor momento da história e vai correr novamente na cidade mais dinâmica do mundo.”
Pierre Fillon, Presidente do Automobile Club de l’Ouest (promotora oficial do FIA WEC): “Estou muito feliz que o FIA WEC esteja de volta a São Paulo, de regresso ao Brasil. Interlagos é um circuito mágico, e estamos exultantes que ele esteja de volta ao nosso calendário depois de dez anos em um momento muito especial do campeonato, com recorde de 14 montadoras e 37 carros no total. Estamos muito orgulhosos.”
Fréderic Lequien, CEO do FIA WEC: “Foi um sonho para nós voltar ao Brasil e a São Paulo. Temos como um dos grandes propósitos exportar o espírito de Le Mans e sua magia para o mundo, e é por essa razão que estamos aqui hoje. Quero agradecer ao Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes; a Gustavo Pires, Diretor-Presidente da SPTuris, e a todas as pessoas que fizeram ser possível a volta do Campeonato Mundial de Endurance ao Brasil. Estamos ansiosos em encontrar todos no domingo para uma corrida formidável, com dois brasileiros no grid, Augusto Farfus e Nicolas Costa. Domingo será a concretização de muitos meses de trabalho para todos nós.”
Gustavo Pires, Diretor-Presidente da SPTuris: “Com o retorno do FIA WEC, São Paulo definitivamente se consolida como a capital mundial do automobilismo. E além disso, São Paulo está na rota dos principais eventos globais. Não existe cidade no mundo acima de São Paulo no que diz respeito a eventos. Temos o orgulho de trazer de volta à nossa cidade um dos maiores eventos do automobilismo no planeta.”