A Ferrari venceu neste domingo (16) as 24 Horas de Le Mans, mais importante corrida de endurance do planeta e quarta etapa da temporada 2024 O trio formado por Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen assumiu a liderança nas horas finais de prova, sobreviveu a uma punição por conta da porta, que se abria na pista, e teve de economizar combustível nas horas finais para dar a segunda vitória seguida para o time de Maranello no circuito de La Sarthe.
A segunda posição acabou nas mãos da Toyota, equipe que viu José María López, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries liderar a prova nas horas finais depois de largar da 23ª posição. O pódio ainda contou com a outra Ferrari oficial do grid, pilotada por Alessandro Pier Guidi, James Calado e Antonio Giovinazzi, e que cruzou a linha de chegada com a terceira colocação.
A Porsche Penske de Kévin Estre, André Lotterer e Laurens Vanthoor completou a prova com a quarta posição, enquanto Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa, com o outro Toyota do grid, fechou a prova em quinto, depois de liderar por algumas horas entre o primeiro e o segundo terço de disputa em Le Mans.
Os brasileiros não tiveram a melhor sorte nos Hypercars. O Cadillac da Action Express sofreu um acidente na prova, conseguiu retornar a disputa e fechou a corrida com a 15ª posição com Felipe Drugovich, Pipo Derani e Alex Lynn. Já o Porsche Penske número 4, de Felipe Nasr, Mathieu Jaminet e Nick Tandy abandonou a disputa após um acidente.
Na LMP2, a vitória ficou com a United Autosports, com Oliver Jarvis, Bijoy Garg e Nolan Siegel, que esteve nas primeiras posições ao longo de toda a disputa. A segunda posição ficou com a Inter Europol, time de Clement Novalak, Vladislav Lomko e Jakub Smiechowski. A IDEC Sport, com Paul Lafargue, Job van Uitert e Reshad de Gérus, completaram o pódio com a terceira posição.
Pela LMGT3, a vitória ficou com o Porsche da Manthey, equipe de Richard Lietz, Morris Schuring e Yasser Sharin. A segunda posição terminou nas mãos do BMW da WRT, de Augusto Farfus, Sean Gelael e Darren Leung, que chegou a liderar a prova em alguns momentos. Dennis Olsen, Giorgio Roda e Mikkel Pedersen completaram o pódio com o terceiro lugar a bordo de um Ford da Proton.
A Ferrari da GR Racing, carro de Daniel Serra, Michael Wainwright e Riccardo Pera, chegou a andar entre os líderes, mas enfrentou problemas na segunda metade da prova e na hora final, terminando em 12º. Já a McLaren da United Autosports pilotada por Nicolas Costa, Gregoire Saucy e James Cottingham, abandonou a corrida depois de liderar no complemento da primeira metade.
A próxima etapa do FIA WEC será disputada no dia 14 de julho, com as 6 Horas de São Paulo, corrida marcada para o Autódromo de Interlagos.