Ford anuncia entrada nos Hypercarros do WEC em 2027

A Ford vai vai ser a próxima marca a se juntar ao Mundial de Endurance. Nesta semana, a fábrica anunciou que passa a integrar a classe dos Hypercarros e disputa a temporada completa, além das 24 Horas de Le Mans, a partir da temporada 2027.

O anúncio aconteceu durante o evento Ford Performance ‘Temporada de Lançamento’, e confirmou que vai construir e correr com um carro LMDh – mais detalhes do programa não foram liberados.

Durante a apresentação, não foram feitas menções de uma possível entrada paralela no WeatherTech SportsCar, que usa as mesmas especificações do carro da categoria de ponta do WEC.

A confirmação do programa da Ford vem meses após Mark Rushbrook, diretor global de automobilismo da Ford Performance reforçar as avaliações de um esforço de correr com um protótipo, com o projeto ter se intensificado nas últimas semanas.

Essa marca o primeiro esforço de protótipo de uma categoria de ponta em Le Mans desde seu C100 Group C em 1982, apesar de os motores Ford terem empurrado uma série de carros na tradicional prova francesa, incluindo modelos de Riley & Scott e Panoz nos anos 1990 e 2000.

Entre os anos de 1966 e 1969, a marca conquistou nada menos que quatro vitórias gerais consecutivas em Le Mans com o GT40 e venceu a classe GTE-Pro quando retornou à prova em 2016 com o Ford GT.

“Estamos entrando em uma nova era de desempenho e corrida na Ford. Você pode ver isso pelo que estamos fazendo na estrada e fora dela. Quando corremos, corremos para vencer. E não há pista ou corrida que signifique mais para nossa história do que Le Mans. Foi onde enfrentamos a Ferrari e vencemos na década de 1960. Foi onde retornamos 50 anos depois e chocamos o mundo e vencemos a Ferrari novamente”, disse o presidente executivo da Ford Motor Company, Bill Ford.

“Estou emocionado por estarmos voltando para Le Mans e competindo no mais alto nível de corrida de resistência. Estamos prontos para desafiar o mundo mais uma vez e ‘ir como o inferno!’”, completou.

Com a chegada da Ford, se torna a oitava montadora a se comprometer oficialmente com a plataforma do LMDh, se juntando a Alpine, Aston Martin, BMW, Cadillac, Ferrari, Peugeot Porsche e Toyota – no início do próximo ano, também a Genesis.

“É uma notícia maravilhosa receber a Ford de volta ao nível mais alto das 24 Horas de Le Mans pela primeira vez em quase 60 anos. É uma marca que sempre teve uma afinidade próxima com esta corrida muito especial, e a história mostra que a Ford não compete para terminar em segundo. A renovação de sua famosa rivalidade com a Ferrari é realmente uma perspectiva emocionante”, afirmou Pierre Fillon,  presidente da ACO.

Já o CEO da WEC, Frederic Lequien, acrescentou que ” a Ford tem sido sinônimo de sucesso dentro e fora das pistas por décadas, e estamos muito satisfeitos que a empresa tenha escolhido o Mundial de Endurance da FIA para seu mais recente desafio. Ter pelo menos dez grandes marcas automotivas comprometidas com o nível mais alto da série em 2027 é uma prova do momento e crescimento estelares do campeonato.”



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.