A Glickenhaus conquistou a pole position para as 6 Horas de Spa-Francorchamps, segunda etapa da temporada 2022 do Campeonato Mundial de Endurance, o FIA WEC. Olivier Pla, companheiro de equipe de Romain Dumas e Pipo Derani, registrou na melhor das suas voltas na classificação desta sexta-feira (6) 2min02s771, garantindo a posição de honra para o time americano pela primeira vez.
A segunda posição no grid ficou com a Alpine, time vencedor em Sebring e que viu Matthieu Vaxiviere, companheiro de Nicolas Lapierre e André Negrão, ser dois décimos mais lento em relação ao tempo de Pla. Kamui Kobayashi, parceiro de Mike Conway e José María López na Toyota, parte em terceiro, sendo seguido por Brendon Hartley, que divide a pilotagem de outro Toyota com Sébastien Buemi e Rio Hirakawa.
Entre os pilotos da classe LMP2, a pole position ficou com a AF Corse, time que viu Alessio Rovera, companheiro de François Perrodo e Nicklas Nielsen marcar 2min04s246. A segunda posição ficou com a WRT, que viu Robin Frijns ser apenas 0s044 mais lento em relação a Rovera. Único brasileiro nesta divisão, Felipe Nasr classificou o protótipo da Penske no oitavo lugar.
Na LMGTE-Pro, a pole position ficou com a Porsche, que viu Gianmaria Bruni, companheiro de Richard Lietz, marcar 2min14s301, com um Porsche. A marca alemã ainda viu Michael Christensen, companheiro de Kevin Estre ficar com a segunda posição. A Corvette viu Nick Tandy, parceiro de Tommy Milner, completar o top-3. Na LMGTE-Am, a pole ficou com Ben Keating, que com o Aston Martin da TF Sport, marcou 2min17s408.
As 6 Horas de Spa-Francorchamps vão ser disputadas neste sábado (7), a partir das 8h, com transmissão do Star+.