Calado e Pier Guidi recebem as honras na GTE-Pro nas 6 horas de Silverstone.
James Calado e Alessandro Pier Guidi conquistaram a vitória na categoria GTE-Pro nas Seis Horas de Silverstone no domingo, tendo três fabricantes diferentes no pódio.
Os pilotos do AF Corse surgiram na frente a partir do meio da prova, na terceira rodada da temporada do Campeonato Mundial de Endurance da FIA para conseguir sua primeira vitória desde Fuji no ano passado.
Sua Ferrari 488 GTE de número 51, provou poder brigar muito próximo do Porsche 911 RSR, enquanto os Ford GTs, que tinham sido mais rápidos durante todo o fim de semana, sofreram problemas e falta de sorte.
O Ford mais bem colocado foi o carro número 67 de Harry Tincknell e Andy Priaulx, que terminou em terceiro depois que Tincknell fez uma ousada ultrapassagem no final da corrida contra Michael Christensen na curva Stowe.
Gianmaria Bruni chegou em segundo lugar no Porsche número 91, que ele divide com Richard Lietz, 12 segundos atrás da Ferrari líder.
Os problemas da Ford incluíram o número 67 perdendo tempo durante a segunda bandeira amarela, quando estava nos pits, pouco antes da pista ser neutralizada, caindo para a quinta posição.
O outro Ford, conduzido por Olivier Pla e Stefan Muecke, teve que fazer uma troca de porta, resultando em um pit stop de mais de três minutos, terminando em sétimo.
Ele largou da pole, mas caiu para a parte de trás da classe, quando Pla estava tentando evitar uma colisão na Abbey no início da corrida.
A Aston Martin Racing não conseguiu repetir a performance que teve na qualificação, durante a corrida e o seu único carro terminou em quinto, depois de o nº 95 da Vantage GTE ter sido chamado aos boxes por duas vezes com problemas no câmbio.
O BMW M8 GTE melhor colocado ficou em sexto, enquanto outro carro da marca, de Antonio Felix da Costa se retirou da prova, depois de parar na pista, na Becketts, trazendo o segundo período de bandeira amarela.
Dempsey-Proton vence na GTE-Am após penalização
A Dempsey-Proton Racing se aproveitou de uma penalização para dois de seus adversários, para assegurar sua segunda vitória consecutiva na GTE-Am após um sucesso semelhante nas 24 Horas de Le Mans.
Christian Ried, Julian Andlauer e Matt Campbell terminaram com 46 segundos de vantagem, depois que os carros TF Sport e Team Project 1, que lideraram a classe, foram penalizados na última hora da prova.
Os dois carros, que terminaram com Jonny Adam e Joerg Bergmeister aos volantes, receberam uma punição de 75 segundos após uma infração no pit stop durante o safety car.
Adam terminou em segundo pela TF, enquanto Bergmeister chegou em terceiro, apesar de os dois terem parecido prontos para lutar pela liderança na classe antes das penalidades.
A batalha pela liderança durante o primeiro período foi entre Salih Yoluc e Egidio Perfetti nos mesmos dois carros.