“Le Mans é surreal”: Nicolas Costa estreará na prova mais icônica do mundo

Para a maioria dos pilotos, disputar as 24 Horas de Le Mans parece um sonho distante, quase inalcançável. Assim era também a realidade para Nicolas Costa, que ao longo da sua trajetória nas pistas teve de interromper a carreira por falta de apoio em duas oportunidades. Mas uma virada na sua vida, que o levou a disputar e ser campeão da Porsche Cup Brasil, ajudou o carioca de 32 anos a escrever uma incrível história de superação: após anos de luta, Nicolas hoje compete na elite mundial do esporte.

Em 2024, Nicolas foi anunciado como um dos pilotos da United Autosports para correr com o McLaren 720S Evo LMGT3 #59 em toda a temporada do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC), assegurando também a almejada oportunidade de estar no grid em Le Mans, a mais famosa corrida de endurance do calendário no automobilismo mundial.

“A ansiedade está alta, mas, com certeza, participar desta prova é um sonho. Pessoalmente nunca estive em Le Mans, jamais pisei na pista, então tudo é novidade para mim. E mais maravilhoso ainda é poder representar a United Autosports e a McLaren. É muito especial e estou muito ansioso para o que vai acontecer”, afirmou o piloto, que vem da conquista do seu melhor resultado no Campeonato Mundial de Endurance da FIA: um quarto lugar na classe LMGT3, na disputa da TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps, em maio.

Flerte com a vitória – No circuito belga, Nicolas flertou com a vitória e chegou a liderar com a McLaren em sua categoria. O brasileiro, que corre em parceria com o suíço Grégoire Saucy e o britânico James Cottingham, ressaltou a importância do bom resultado em Spa antes das sonhadas 24 Horas de Le Mans.

“O resultado que conquistamos em Spa-Francorchamps nos anima demais. Agora, os carros serão completamente desmontados, todas as peças serão novas: motor, câmbio, suspensão, todas as partes… Será praticamente um carro novo. E a gente também reforça muito a parte física, que é tão crítica em uma prova tão longa assim”, detalhou.

Le Mans será apenas a segunda participação de Nicolas Costa em uma corrida de 24 horas. Em 2019, o brasileiro correu nas 24 Horas de Fuji, no Japão, e sua tripulação finalizou em terceiro lugar.

De olho em tudo – Agora, Nicolas se mostra ansioso para viver o que acredita ser uma das maiores experiências da carreira. “Eu estou contando os segundos para essa estreia. Acompanho tudo sobre Le Mans. A equipe fica mais de dez dias de evento por lá. O desfile dos pilotos em carros antigos na cidade, os testes durante uma semana inteira e aí todos os trabalhos dentro e fora da pista, como preparação nos dias que antecedem a corrida. É uma atmosfera surreal. A paixão do público, a grandiosidade do evento, é tudo um sonho para qualquer competidor. Vai ser muito especial poder viver tudo isso”, afirmou Costa.

“Nem tenho palavras para descrever a oportunidade que estou vivendo, de representar o Brasil e o Rio de Janeiro em Le Mans. Será muito importante para a minha carreira”, acrescentou.

Mesmo sabedor das dificuldades e da luta que terá contra outros 22 carros concorrentes na LMGT3 em Le Mans, Nicolas tem objetivos bem traçados para a corrida em La Sarthe. “Quem sabe, depois de ter ficado tão perto do pódio em Spa, venha enfim um troféu para nós em Le Mans. Estamos trabalhando muito por isso”, finalizou o brasileiro.

Quarta etapa da temporada 2024 do FIA WEC, as 24 Horas de Le Mans serão disputadas entre 15 e 16 de junho, com seis brasileiros no grid: além de Nicolas Costa, o país será representado por Augusto Farfus, Daniel Serra, Felipe Drugovich, Felipe Nasr e Pipo Derani. O público brasileiro terá a oportunidade de ver os carros que disputarão Le Mans durante a Rolex 6 Horas de São Paulo, a ser realizada em Interlagos no dia 14 de julho – os ingressos já estão a venda.