Foi por muito pouco – apenas 0s019 – mas a equipe Alpine terminou os treinos desta sexta-feira como a melhor colocada entre os carros da categoria Hypercars, desbancando pelo menos inicialmente os dois carros da poderosa Toyota, atual campeã da categoria. O Alpine A480 pilotado pelo trio André Negrão/Matthieu Vaxivière/Nicolas Lapierre registrou a marca de 1min33s781 nos 4.684 metros do seletivo traçado de Portimão na primeira visita do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) a Portugal.
Os dois Toyota GR010 Hybrid garantiram o segundo e terceiro lugares, respectivamente com os trios Sébastien Buemi/Kazuki Nakajima/Brendon Hartley e Mike Conway/Kamuui Kobayashi/José María López. Com oito horas de duração, a corrida acontece no próximo domingo (13) com transmissão ao vivo pelo canal Fox Sports, em dois horários: a parte inicial será mostrada das 7h às 9h e o encerramento da prova, das 13h00 às 15h00.
“Importante é ritmo constante” – “Foi um bom começo e acho que estamos com um bom ritmo”, disse André Negrão. “Mas o principal é ter um acerto que permita um ritmo veloz e constante para a corrida. São oito horas de prova, então tem muita história pela frente ainda. Amanhã nós faremos o classificatório e não estamos muito preocupados com posição de largada. Brigar pela pole não é uma obsessão do nosso time. Precisamos estar entre os seis primeiros – por que isso será um indicativo de que o carro tem bom ritmo para andar entre os líderes. O resto é com os pilotos”, concluiu André, campeão mundial do WEC em 2018/2019.
Os outros brasileiros inscritos nas 8 Horas de Portimão também tiveram um início promissor. Daniel Serra foi o terceiro com a Ferrari da AF Corse na categoria LMGTE-Pro. Augusto Farfus e Marcos Gomes, companheiros na Aston Martin Racing, foram os quartos colocados na classe LMGTE-Am, enquanto Felipe Fraga, com um Aston Martin da TF Sport, foi o sexto.
Os carros do Mundial voltam à pista neste sábado para duas sessões de treinos e o classificatório, que definirá o grid.