Campeão em 2020, piloto argentino correrá com o potente Toyota GR010 híbrido ao lado de Kamui Kobayashi e Mike Conway em 2021
De olho no início da temporada do Campeonato Mundial de Endurance (WEC), que começa neste final de semana na icônica pista belga de Spa-Francorchamps, o piloto José Maria ‘Pechito’ López falou sobre os desafios de 2021 no principal campeonato de endurance do mundo.
Campeão em 2020 no WEC com a Toyota Gazoo Racing, o piloto argentino vai acelerar o Toyota GR010 híbrido ao lado de Kamui Kobayashi e Mike Conway. O trio, inclusive, já liderou as atividades de pista em uma das sessões do prólogo das 6 Horas de Spa na categoria Hypercars, com o tempo de 2min04s708.
Pechito destacou o circuito belga, que conta com um traçado de 7 km de extensão e 20 curvas. “Não há circuito melhor do que Spa para colocar exigência em um carro como esse, onde sofre todo tipo de coisa, subidas, descidas, com pressão e força lateral. A verdade é que é um carro que tem menos carga”, diz Pechito López em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (28).
Mesmo com os diversos adiamentos do início do WEC, devido às restrições sanitárias na pandemia, o campeonato tem seis etapas já definidas: Spa, Portimão, Monza, 24 Horas de Le Mans, Fuji e Bahrein. O carro do trio da Toyota é equipe com um motor biturbo V6 de 3.5 litros, que entrega 680 cv de potência e mais um motor elétrico de 272 cv.
O piloto argentino foi campeão em 2020 na categoria LMP1, que agora foi atualizada para a categoria Hypercars. Os novos carros contam com um orçamento 80% menor do que era permitido em 2020 e permitem que o sistema híbrido de eixo dianteiro seja instalado. Questionado sobre as mudanças de regulamento e as mudanças no carro para 2021, Pechito também destacou os desafios para poupar pneus em provas de longa duração.
“É uma pergunta muito boa porque é que diretamente junto à Michelin tivemos que desenvolver uma borracha completamente diferente daquela que era na LMP1. Sendo um carro mais pesado e que tem menos potência dianteira e muito mais atrás, e menos aerodinâmica, o desgaste do pneu é muito maior”, diz López, que pilotará o carro de número 7 com a Toyota Gazoo Racing.
“Tivemos que mudar e redesenhar completamente a estratégia de pneus. E, sobretudo, quando tivermos muito tempo na pista, sim, teremos que administrar muito os pneus, principalmente no primeiro stint. Porque a degradação da borracha é grande, não é tão linear quanto era antes. Estamos falando de vários segundos entre a primeira volta e a volta 65 no final do segundo stint, então será muito importante administrá-los bem”, completa Pechito.
Os treinos livres oficiais para as 6 Horas de Spa-Francorchamps, na Bélgica, começam nesta quinta-feira (29) a partir das 10h30 da manhã (horário de Brasília). Os dois treinos classificatórios, que definirão o grid de largada da prova, acontecem na sexta-feira (30), com o Q1 às 13h20 e Q2 às 13h40. A corrida será realizada no sábado (01) e terá início às 08h30.