Toyota monopoliza primeira fila das 24 Horas de Le Mans

A Toyota faturou a pole position para as 24 Horas de Le Mans, principal prova de longa duração do planeta. Kamui Kobayashi, Mike Conway e José María López colocaram o Toyota GR010 Hybrid número 7 na frente na Hiperpole disputada nesta quinta-feira (19), após o japonês marcar na melhor das suas voltas 3min23s900, garantindo a posição de honra.

A segunda posição ficou com o outro Toyota, este conduzido por Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Kazuki Nakajima, que ficaram 0s295 atrás do tempo dos companheiros de equipe. A Alpine, time do brasileiro André Negrão e dos franceses Nicolas Lapierre e Matthieu Vaxiviére, parte em terceiro. Os dois Glickenhaus fecham o top-5, com o trio de Pipo Derani, Olivier Pla e Franck Mailleux à frente de Romain Dumas, Ryan Briscoe e Richard Westbrook.

Pela classe LMP2, a pole position ficou com a JOTA, equipe que conta com António Félix da Costa, Anthony Davidson e Roberto González como pilotos, e que cravou 3min27s950. O Team WRT, de Louis Delétraz, Robert Kubica e Ye Yifei, parte em segundo, enquanto a Panis Racing, de Will Stevens, Julien Canal e James Allen, fecham o grupo dos três melhores.

Na LMGTE-Pro, a Hub Auto colocou seu Porsche 919 RSR-19 na pole position, após o trio formado por Dries Vanthoor, Maxime Martin e Álvaro Parente marcar 3min46s882. A segunda posição ficou com a Ferrari 488 GTE Evo da AF Corse, que tem Daniel Serra, Sam Bird e Miguel Molina, enquanto o Corvette C8.R de Tommy Milner, Nick Tandy e Alexander Sims fecha o top-3.

Julien Andlauer, Dominique Bastien e Lance Arnold ficaram com a pole position na LMGTE-Am, ao marcarem 3min47s987 com o Porsche 911 RSR-19 da Dempsey-Proton. A GR Racing, de Tom Gamble, Michael Wainwright e Benjamin Barker, parte em segundo, seguidos por Egidio Perfetti, Matteo Cairoli e Riccardo Pera, do Team Project 1. Todos correm com Porsches. Felipe Fraga, Ben Keating e Dylan Pereira, com um Aston Martin Vantage AMR da TF Sport, largam da sexta posição.

A Hiperpole ainda contou com uma bandeira vermelha provocada por Kevin Estre. O piloto da Porsche na classe LMGTE-Pro perdeu o controle do carro na curva Indianápolis e parou na barreira de pneus, causando uma interrupção na definição das principais posições de largada.

A edição deste ano das 24 Horas de Le Mans tem largada marcada para 11h deste sábado (21), com transmissão dos canais Fox Sports.