Toyota quer quebrar recorde de distância em Le Mans

A Toyota não quer apenas vencer as 24 Horas de Le Mans neste ano. Os japoneses também querem estabelecer um novo recorde de distância.

O registro atual com a melhor marca é da Audi, que em 2010 com o Audi R15 + TDI de Timo Bernhard, Romain Dumas e Mike Rockenfeller, completou 397 voltas ou 5.410 quilômetros. Mas se as condições permitirem, a Toyota acredita que pode ir além com o TS050 Hybrid.

“Você tem que estabelecer metas. Podemos acelerar voltas e podemos quebrar o recorde de distância? No ano passado foi especulado que seria possível, portanto, ter uma boa corrida é possível. Isso é pressão positiva para os engenheiros e os mecânicos que precisamos. Mas no final, é só ganhar”, diz Rob Leupen, chefe da equipe holandesa da Toyota, ao “Motorsport”.

Pascal Vasselon, diretor técnico, diz que o motor não vai sofrer danos se o TS050 for muito mais rápido na prova de resistência, com seus motores híbridos.

“Se nos perguntarmos se diminuir o ritmo seria uma vantagem, a resposta é não. Estes carros foram projetados para funcionar a uma determinada velocidade. Se você reduzir a velocidade, você perde temperatura nos pneus e perde aderência, em seguida, pode recuperar mais energia e saturar a bateria. Você tem que manter o carro dentro da janela operacional”, diz Vasselon.

Neste ano a fabricante japonesa vai contar com o piloto de Fórmula 1 da McLaren, Fernando Alonso. O espanhol vai dividir o Toyota #7 com Sebastien Buemi e Kazuki Nakajima.