Após mais de 11 mil quilômetros percorridos em quatro continentes, a grande final acontecerá no Circuito Internacional de Bahrein (BIC), em uma corrida de oito horas que promete uma transição emocionante do dia para a noite.
Reconhecido por proporcionar disputas emocionantes em um ambiente desafiador no deserto, o BIC já recebeu o FIA WEC em mais de 12 edições. Com um traçado de 5.412 km e 15 curvas, a pista exige habilidade e resistência dos pilotos e suas máquinas, apresentando longas retas e curvas amplas que favorecem ultrapassagens audaciosas. A superfície abrasiva da pista é um fator crítico, colocando uma pressão significativa na gestão dos pneus, um elemento vital para o sucesso, especialmente em um campo competitivo como o do FIA WEC, onde cada erro pode custar caro.
Consistência é a chave do sucesso
Neste ano, seis equipes diferentes conquistaram vitórias na categoria Hypercar, mas a Porsche Penske Motorsport se destacou pela consistência, sendo a única equipe a vencer mais de uma vez em 2024. Com André Lotterer, Kévin Estre e Laurens Vanthoor liderando com 35 pontos à frente de seus rivais mais próximos, a equipe está em uma posição favorável na disputa pelo título. Para garantir a vitória, precisam apenas de um oitavo lugar na corrida deste fim de semana, embora Vanthoor reconheça que “em corridas de Endurance, nada é fácil”.
“Considerando a situação do campeonato, pode parecer que tudo está decidido, mas definitivamente não é o caso.” declarou Laurens Vanthoor. “Parece promissor, mesmo com um ponto e meio a mais recebidos no no Bahrein (devido à maior distância da corrida), ainda está completamente em aberto.”
“No ano passado, não fomos particularmente fortes no Bahrein, mas entendemos perfeitamente o porque. Temos um fim de semana emocionante à nossa frente, e vencer o campeonato seria um sonho realizado para todos na equipe”, acrescentou Vanthoor.
A disputa pelo título de Montadoras também promete ser intensa, com a Porsche liderando a Toyota por apenas 10 pontos, enquanto a Ferrari está de olho na disputa. A Toyota, que possui um histórico invicto no Bahrein com seu GR010 HYBRID, se baseia em sua performance em Fuji, onde garantiu a décima posição.
A Ferrari AF Corse, campeã das 24 Horas de Le Mans pela segunda vez consecutiva, segue na briga com o carro #50, pilotado por Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen, 35 pontos atrás do Porsche #06. Eles sabem que a vitória é a única opção viável neste final de semana.
Disputa acirrada no grid
Atrás da disputa pelo título, há também uma batalha pelo quarto lugar na classificação geral, com pouca diferença entre a Alpine e a BMW, após ambas alcançarem seus melhores resultados da temporada na última etapa no Japão.
Peugeot e Cadillac também estão na disputa, com esta última trazendo Sébastien Bourdais de volta para o Bahrein, enquanto o quatro vezes campeão da Champ Car se junta à dupla regular Alex Lynn e Earl Bamber. O fabricante norte americano está ansioso para concretizar a promessa que mostrou com a pole position e uma performance de briga pelo troféu em Fuji.
O segundo lugar na Copa do Mundo de Hypercar da FIA para equipes privadas também está em jogo, com a Hertz Team JOTA – que garantiu o primeiro lugar em Fuji – agora está buscando fazer uma dobradinha nas classificações dos “privateers”. Há um cenário semelhante na LMGT3, onde a Manthey PureRacing já garantiu o título com sua equipe #92 composta por Klaus Bachler, Aliaksandr Malykhin e Joel Sturm.
As atividades no circuito começam na quinta-feira, 31 de outubro, com treinos livres, seguidos pela Hyperpole na sexta-feira (1), a partir das 16h, no horário do Bahrein (10h, horário de Brasília), e a tão aguardada corrida de oito horas no domingo, 2 de novembro, às 14h (8h, horário de Brasília).
No dia seguinte à corrida, pilotos e equipes voltam à pista para o Rookie Test de fim de temporada, onde o nove vezes campeão de MotoGP, Valentino Rossi, pilotará o Hypercar da BMW.
Os brasileiros poderão acompanhar todas as emoções do BAPCO Energies 8 Horas de Bahrein através de diversas plataformas. A corrida será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube do Grande Prêmio, pelo canal BandSports e pelo aplicativo oficial do FIA WEC.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.