O Campeonato Mundial de Endurance abandonará seu atual conjunto de regras GTE em favor de uma fórmula baseada em GT3 a partir da temporada de 2024. O anúncio feito durante a coletiva de imprensa da Le Mans nesta sexta-feira (20).
De acordo com as informações divulgadas, o conjunto de regras GTE não será mais usado após a temporada de 2023. Ao fazer isso, o ACO e o WEC seguem os passos do IMSA WeatherTech Sportscar Championship, que está negociando a GTE por GT3 para o início da temporada de 2022.
O presidente da Comissão de Endurance da FIA, Richard Mille, explicou que o atual conjunto de regras GTE permanecerá em vigor até 2023. “O GT sempre foi um parâmetro importante para ACO e FIA. É importante para nós que muitos amadores possam competir”.
“A situação atual é que até 2023 vamos manter as categorias atuais, GTE. Mas, a partir de 2024 teremos uma nova categoria GT, que será baseada na plataforma GT3 atual”, disse Mille.
Atualmente, a categoria chamada de GTE Pro permanecerá em vigor até 2022, com o último ano da classe consistindo inteiramente de GTE Am. Mais detalhes sobre o assunto ainda não estão disponíveis, mas Mille expressou que tudo deve ser finalizado antes da reunião do Conselho Mundial de Esporte a Motor da FIA, na segunda metade de 2021.
“Nossa meta é trabalhar esse tema no segundo semestre. Queremos que tudo isso seja finalizado no Conselho Mundial de Esporte a Motor da FIA no final do ano”, afirmou o presidente da comissão de Endurance.
A competição GT3 já é uma característica da Asian Le Mans Series operada pela ACO. A inclusão dos carros GT3 em Le Mans abre a porta para um fluxo de novos fabricantes para competir nas classificações GT tanto no WEC quanto em Le Mans, incluindo Lamborghini, Audi, Mercedes-AMG e BMW.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon