O Campeonato Mundial de Endurance anunciou que não fará alterações nos níveis de desempenho dos competidores do Hypercar ou do LMP2 para as 06 Horas de Spa-Francorchamps. As equipes da LMP2 lideraram as planilhas de tempo em três das quatro sessões durante os testes de pré-temporada em Spa na segunda e terça-feira, com Nyck de Vries estabelecendo o tempo mais rápido na manhã de terça-feira.
O novo GR010 Hybrid da Toyota e o carro LMP1 construído com ORECA da Alpine pareceram ficar atrás dos concorrentes da LMP2, com Sebastien Buemi sendo o mais rápido apenas durante a sessão final, mas ainda ficando atrás de De Vries na terça-feira. Os competidores da LMP2 receberam um novo aumento de peso, redução de potência e a introdução de um único kit aerodinâmico antes do início da temporada.
Os resultados do Prólogo levaram alguns a temer que a nova classe de protótipos pudesse ser derrotada pela classe secundária, mas o campeonato disse que não fará ajustes de desempenho em nenhuma das categorias antes do Endurance de 06 horas. O chefe de competição do Automobile Club de l’Ouest, Thierry Bouvet, disse que a série não vai sofrer alterações entre o prólogo e a corrida de sábado.
“Para colocar um pouco de contexto e ter uma visão mais ampla, fizemos muito trabalho em termos de trabalho de simulação e análise de carro antes deste evento. Fizemos, com o novo processo de homologação do Hypercar, colocar o carro em túneis de vento. (…) Para responder mais sobre o fato a resposta é, claramente, não neste momento”, disse Bouvet.
O chefe de competição explicou ainda que a série pretende não adicionar mais restrições aos carros LMP2 além das regras mais recentes introduzidas em abril. “A ideia é ter estabilidade para o LMP2, a partir de agora. Tivemos que fazer uma mudança, mas a ideia é claramente permanecer nesta estrada e parar de mover as coisas”.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon