O Campeonato Mundial de Endurance (WEC) deu início oficialmente às suas atividades para a temporada 2025 com a primeira sessão de treinos livres no Catar, onde será realizada a etapa inaugural, as 1812 km de Losail. Em condições de pista nublada e temperaturas amenas, 36 carros representando 13 fabricantes alinharam para a sessão de 90 minutos, que marcou o começo da nova campanha do WEC, que contará com oito etapas em cinco continentes.
Na classe Hypercar, a Ferrari começou forte com James Calado registrando o melhor tempo a bordo do Ferrari 499P #51 da AF Corse, que ele divide com Antonio Giovinazzi e Alessandro Pier Guidi. O britânico marcou 1m42.123s, superando por 0.267s o Cadillac V-Series.R #38 da equipe Hertz Team JOTA, pilotado por Sébastien Bourdais, que cravou 1m42.390s. Fechando os três primeiros da sessão, apareceu a outra Ferrari AF Corse, o carro #50, que tem como tripulação Nicklas Nielsen, Antonio Fuoco e Miguel Molina. O espanhol Molina garantiu o tempo de 1m42.397s.
A Toyota ficou com a quarta posição, com Brendon Hartley levando o GR010 Hybrid #8 ao tempo de 1m42.466s. O neozelandês chamou atenção pelo capacete especial pintado por sua filha para a etapa do Catar. Em quinto lugar ficou a BMW M Team WRT, com Dries Vanthoor cravando sua melhor marca na última volta da sessão no carro #15.
O Cadillac #12, pilotado por Will Stevens, Norman Nato e Alex Lynn, terminou em sexto. A Porsche Penske Motorsport, atual campeã do WEC, colocou seu carro #6 em sétimo, com Laurens Vanthoor, Kevin Estre e Matt Campbell. A BMW #20 ficou em oitavo, seguida pela Ferrari #83 da AF Corse e pelo Alpine #35, garantindo que seis fabricantes estivessem representados entre os dez primeiros.
A equipe Aston Martin THOR não teve um início ideal de sessão, com seus dois carros terminando apenas em 17º e 18º. O carro #009 chegou a parar na pista devido a um problema ainda não especificado.
Na LMGT3, a Akkodis ASP foi a mais rápida, com Ben Barnicoat colocando o Lexus #87 na frente da sessão com o tempo de 1m55.623s. O britânico ficou apenas 0.113s à frente do Corvette #33 da TF Sport, pilotado por Daniel Juncadella, que compartilha o carro com o campeão do WEC LMGTE Am, Ben Keating, e o campeão do ELMS, Johnny Edgar.
A TF Sport mostrou força ao colocar mais um carro entre os três primeiros, com o #81 terminando em terceiro. Rui Andrade, Charlie Eastwood e Tom van Roumpuy foram os responsáveis pelo bom desempenho, com Eastwood registrando 1m55.820s. A BMW começou o ano bem com o carro #31 da The Bend Team WRT em quarto, após Augusto Farfus marcar 1m55.940s.
O top 5 foi completado pelo segundo Lexus da Akkodis ASP, com José María López, campeão do WEC e vencedor de Le Mans, marcando 1m56.016s. Logo atrás veio o Aston Martin #10 da Racing Spirit of Leman, pilotado por Valentin Haase Clot, Derek Deboer e Eduardo Barrichello, filho do ex-piloto de Fórmula 1 Rubens Barrichello.
A equipe Iron Lynx, que estreia no WEC com dois Mercedes-AMG LMGT3, não participou da sessão, focando na preparação de seus carros para a temporada.
A segunda sessão de treinos livres está programada para começar às 10h50 no horário de Brasília.