WEC muda sistema de classificação para Le Mans 2025

O sistema de classificação para as 24 Horas de Le Mans de 2025 sofreu uma alteração. O formato da Hyperpole foi revisto e mais carros irão avançar para a sessão final, com um nocaute de duas fases sendo introduzido em um esforço de oferecer uma experiência ‘ainda mais espetacular’.

Confirmado pela ACO [Automobile Clube de l’Ouest] na última quinta-feira, o cronograma inclui os 15 Hypercarros os 12 LMP2 e LMGT3 mais rápidos avançando para a fase da Hyperpole na quinta-feira, 12 de junho.

Antes, apenas os oito mais rápidos do grid de cada uma das classes iria para a fase final da tomada de tempos, que acontecia através de uma sessão única. Agora, será separada em duas sessões de 30 minutos de pista para LMP2 e LMGT3 e uma dedicada para os Hypercarros.

Na sequência, os 15 Hypercarros terão 20 minutos na parte 1 da sessão e com o top-10 avançando para a fase 2 com 15 minutos para definir o pole-position e o restante do grid.

Enquanto isso, na LMP2 e LMGT3, os 24 carros entram na pista para sua própria H1 e os seis mais rápidos de cada classe avançam para o H2.

A mudança na classificação é entendida para acontecer apenas em Le Mans, com o restante da temporada do Mundial de Endurance usar o sistema visto ao longo de 2024.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.