O Team JOTA liderou o último treino livre para a disputa das 6 Horas de São Paulo, quinta etapa da temporada 2024 do WEC. Em uma sessão marcada pelo frio e por uma leve garoa na região do Autódromo de Interlagos, Callum Ilott, piloto do Porsche 963 número 12 e companheiro de Will Stevens e Norman Nato, registrou na melhor das suas voltas 1min24s297, não sendo superado pelos adversários.
A segunda posição na tabela de tempos acabou nas mãos da Porsche Penske, que viu Matt Campbell anotar uma marca 0s012 aquém em relação a obtida por Ilott. O outro Porsche Penske do grid ficou com a terceira posição com Kévin Estre. A Alpine viu Charles Milesi anotar o quarto melhor tempo da sessão, enquanto Dries Vanthoor fechou a lista dos cinco melhores no circuito localizado na zona sul da capital paulista.
A Lamborghini fechou o treinamento com a sexta posição com Daniil Kvyat, enquanto o segundo carro da JOTA, este conduzido por Jenson Button, fechou a sessão com o sétimo tempo. Antonio Fuoco colocou a Ferrari na oitava colocação da tabela de tempos, ficando à frente da AF Corse, time que corre com uma Ferrari e que foi nona colocada com Robert Shwartzman. A Peugeot, com Jean-Eric Vergne, completou o top-10.
Entre os competidores dos GTs, a liderança ficou com o Porsche da Manthey, equipe que viu Aliaksandr Malykhin, piloto que corre sob bandeira de São Cristovão e Neves marcar 1min35s488. A segunda posição ficou com Nicolas Pino, com um McLaren da United Autosport. Sarah Bovy, com uma Lamborghini da Iron Dames, foi a terceira colocada.
Com relação aos carros que contam com brasileiros nos times, o segundo McLaren da United Autosport, de Nicolas Costa, terminou com a quarta colocação com uma volta feita por Grégoire Saucy. Já Augusto Farfus colocou a BMW preparada pelo Team WRT na 16ª colocação ao final do treinamento em Interlagos.
A sessão, que ainda em seu terço inicial teve a condição de asfalto considerada molhada, contou com um acionamento do Full Course Yellow para treinamento deste procedimento. A bandeira verde foi acionada novamente dois minutos depois. A atividade ainda contou com um incidente entre Mathieu Vaxiviere, da Alpine, e Carl Bennett, da Isotta Fraschini, que se tocaram com 18 minutos de treino.
A programação da quinta etapa do WEC terá sequência ainda neste sábado, com a classificação que determinará as posições de largada, marcada para 14h30. A largada para as 6 Horas de São Paulo ocorre no domingo, às 11h30.
O F1MANIA.NET acompanha ao vivo e in loco às 6 Horas de São Paulo com Nathalia De Vivo, Sophia Andrade, Victor Berto e Leonardo Marson.