WEC
|
15 de setembro de 2024 06:19

WEC: Porsche Penske vence as 6 Horas de Fuji com Estre, Lotterer e Vanthoor

A Porsche Penske venceu neste domingo (15) as 6 Horas de Fuji, penúltima etapa da temporada 2024 do WEC. O trio formado por Kévin Estre, André Lotterer e Laurens Vanthoor tomou a liderança a partir da quarta hora da disputa no circuito de Fuji, no Japão, e seguiu para vencer pela segunda vez no ano no campeonato de corridas de longa duração mais importante do mundo.

A segunda posição ficou com a BMW, com o trio formado por Dries Vanthoor, Raffaele Marciello e Marco Wittmann, que fechou a disputa 16 segundos atrás dos vencedores. O pódio no Japão ainda foi completado pela Alpine, time que viu Mick Schumacher, Nicolas Lapierre e Matthieu Vaxiviére completarem a disputa com a terceira colocação.

A Peugeot finalizou a prova com a quarta posição com o trio formado por Mikkel Jensen, Nico Müller e Jean-Eric Vergne, naquele que foi o melhor resultado dos franceses no ano. O grupo dos cinco melhores em Fuji ainda contou com Will Stevens, Callum Ilott e Norman Nato, trio que correu com um Porsche preparado pela JOTA.

O outro Porsche da JOTA, com Jenson Button, Phillip Hanson e Oliver Rasmussen, foi o sexto colocado, chegando à frente do Alpine de Charles Milesi, Ferdinand Habsburg e Jules Gounon, da Alpine. O Peugeot de Paul di Resta, Loic Duval e Stoffell Vandoorne completou em oitavo, à frente de Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen, da Ferrari. Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa foram os décimos com a Toyota.

A corrida foi marcada por alguns incidentes. Logo na primeira volta, a Ferrari da AF Corse, pilotada por Robert Kubica, acertou a traseira do Porsche Penske número 5, que ficou sem a asa traseira, em lance que fez muitos pilotos saírem da pista. Depois, o mesmo Porsche Penske se envolveu em um incidente com o Toyota de Kamui Kobayashi, Nyck de Vries e Mike Conway. Os dois abandonaram.

Quem também abandonou a disputa foi a Cadillac. O time largou da pole position em Fuji e liderou a primeira hora de disputa, até com alguma vantagem em relação aos adversários. Porém, houve um contato com uma BMW na terceira hora, quando Earl Bamber estava ao volante. Na hora final, Alex Lynn sofreu um acidente que tirou as possibilidades de o time terminar com pontos a etapa japonesa.

Título definido na LMGT3

Na LMGT3, o título foi definido em favor de Aliaksandr Malykhin, Joel Sturm e Klaus Bachler, trio do Porsche da Manthey que terminou em segundo lugar. A vitória ficou com a Ferrari da AF Corse de Davide Rigon, Francesco Castellacci e Thomas Flohr, que completaram a prova com uma vantagem de pouco mais de três segundos para os campeões. A BMW do Team WRT, de Valentino Rossi, Ahmad Al Harthy e Maxime Martin, completou o pódio com a terceira posição.

Os brasileiros terminaram na zona de pontos. Nicolas Costa, parceiro de Grégoire Saucy e James Cottingham, levou a McLaren da United Autosport ao oitavo lugar, depois de andar em segundo na parte inicial da corrida. Já o BMW do Team WRT de Augusto Farfus, Sean Gelael e Darren Leung, foi o décimo colocado.

O WEC encerra a temporada 2024 no dia 2 de novembro, quando será disputada as 8 Horas do Bahrein.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.