O WEC abre sua fase final da temporada 2024 com a realização de uma das suas etapas mais tradicionais: as 6 Horas de Fuji, corrida marcada para o Japão e que marca a penúltima etapa do ano. A disputa no circuito localizado a 100 quilômetros de Tóquio definirá os pilotos e equipes que chegarão com chances de título a última etapa do campeonato.
Nos Hypercars, o trio da Porsche Penske formado por André Lotterer, Kévin Estre e Laurens Vanthoor lidera o campeonato com 125 pontos, 12 a mais em relação aos segundos colocados, a dupla da Toyota formada por Kamui Kobayashi e Nyck de Vries, e o trio da Ferrari com Antonio Fuoco, Nicklas Nielsen e Miguel Molina. Apenas estes times têm chances de título.
No campeonato de construtores nos Hypercars, é a Toyota quem lidera, com 147 pontos somados após seis etapas. A Porsche ocupa a segunda posição com 136 pontos, enquanto a Ferrari, com 128, completa o top-3 e a lista de times com chances de título. O grupo dos cinco melhores ainda conta com a Alpine, com 37 pontos, e a BMW, com 31.
Entre os pilotos da LMGT3, a liderança é de Aliaksandr Malykhin, Joel Sturm e Klaus Bachler, que somam 118 pontos e podem ser campeões já neste final de semana. Morris Schuring, Richard Lietz e Yasser Sahin são os segundos colocados com 90 pontos, enquanto o brasileiro Augusto Farfus, ao lado de Sean Gelael e Darren Leung, é o terceiro com 84 pontos. Nicolas Costa é o 11º com 36.
Por conta do fuso horário, a programação do WEC no Japão será iniciada no Brasil ainda na noite de quinta-feira, com o primeiro treino livre. A classificação está marcada para a madrugada de sábado, às 2h20, com os GT3 indo à pista inicialmente. As 6 Horas de Fuji serão disputadas a partir das 23h de sábado.
Confira a programação das 6 Horas de Fuji:
Quinta-feira, 12 de setembro
23h – treino livre 1
Sexta-feira, 13 de setembro
3h30 – treino livre 2
22h20 – treino livre 3
Sábado, 14 de setembro
2h20 – classificação
23h – 6 Horas de Fuji