Os bons resultados obtidos na temporada de 2002 novamente abriram as portas do automobilismo Europeu para o piloto paranaense Wagner Ebrahim (Valorem). Destaque no Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3 e eleito o terceiro melhor piloto do país na categoria Fórmula (Prêmio Capacete de Bronze da Revista Racing), ele foi convidado pela equipe italiana RC Motorsport para testar no último final de semana (07/6) um carro da Fórmula Nissan Light, no circuito de Bineto, na região de Bari, no sul da Itália. “Fiquei muito lisonjeado pelo convite, que está abrindo um novo mercado de trabalho para mim aqui na Europa”, comemora Ebrahim.
O piloto paranaense lembra que esta oportunidade surgiu depois do impressionante teste que fez no final do ano passado, quando ele foi o mais rápido entre 34 pilotos que experimentaram um F-3000 em um teste na Itália, e das duas provas que disputou na passagem da Fórmula Super Nissan pelo Brasil, também no final da temporada. “Naquelas duas oportunidades consegui mostrar serviço para os europeus, pois os carros eram iguais para todos, e eu sempre andei pouco. Agora preciso mostrar serviço novamente, desta vez para conquistar mais um título”, declarou Ebrahim, que já foi Campeão Inglês de Fórmula Vauxhall e teve participação de destaque na Fórmula Opel Européia, dando a idéia de que deve correr no World Series Nissan Light, um novo certame do automobilismo europeu.
O Fórmula Nissan Light utilizará o chassi Dallara WSL3, com efeito-solo, calçado com pneus Michelin, e empurrado por um motor de 2 litros e 16 válvulas, com potência superior a 250 hps. “Será a categoria mais rápida com motor de 2 litros”, atestou Wagner, que ficou impressionado com a força do motor. “Mas o que mais impressiona é a rapidez no contorno das curvas, provocada pelo efeito-solo. No final do dia eu estava com dores no pescoço”, comentou Ebrahim, que andou o dia inteiro em Bineto. Wagner Ebrahim fez sua volta mais rápida em 43s78, deixando para trás o piloto Amanda Nicola, que depois de três temporadas na Fórmula 3000 acertou com a RC Motorsport para correr na nova categoria. O indonesiano foi cronometrado em 44s20.
O teste que realizou em Bineto foi primordial para deixar mais uma boa impressão para os europeus. “Dava para eu ter sido ainda mais rápido. Mas equipe gostou muito porque eu encontrei um problema no carro, que eles vão passar para os dirigentes da categoria, para ver se fazem uma modificação”, comentou o paranaense, que notou que usando pneus novos, o carro era apenas um décimo e meio de segundo mais rápido do que com pneus com mais de 400 quilômetros de uso. “O carro amarra na reta. As rodas são muito largas e isto segura ele na reta”, descobriu Ebrahim. A pedido do brasileiro, a RC Motorsport montou um jogo de pneus em rodas de Fórmula 3, e o carro se mostrou mais ágil e rápido. “Eles gostaram tanto que me convidaram a correr com eles, em um terceiro carro que eles podem montar. Se eu decidir, nesta quarta-feira já irei testar em Monza”, contou Wagner Ebrahim. O certame World Series Nissan Light tem início no dia 22 de junho, com a primeira rodada dupla em Monza, na Itália.