A World Series Fórmula V8 3.5 terminará após a temporada 2017, anunciaram os organizadores, citando a “queda contínua e alarmante” de inscrições nas categorias europeias.
A V8 3.5 lutou para permanecer ativa desde que a Renault cancelou o apoio a série no final de 2015, com apenas 10 pilotos que participaram na final de 2017 no Bahrain durante este final de semana.
“A ideia original da RPM (organizadora) foi ajudar pais e familiares a construir carreiras de pilotos, fornecendo o melhor possível em um único lugar ao menor custo”, disse uma declaração.
“Nos últimos anos, nenhuma outra série nem campeonato em qualquer continente conseguir igualar a relação custo/ benefício imbatível da World Serie Formula V8 3.5.
“Infelizmente, nem a World Series Fórmula V8 3.5 nem nenhuma outra série de monopostos alcançaram um número ideal de pilotos participantes para 2017”.
Mas os organizadores não descartam um retorno no futuro.
“O RPM acompanhará a evolução de todas as séries de monopostos da Europa, seus custos associados e os valores da participação”, continuou a declaração.
“Se os cenários de equipes, pilotos e patrocinadores mudarem no futuro próximo, um retorno da World Series Fórmula V8 3.5 não deve ser descartado”.
Vinte e cinco pilotos chegaram à Fórmula 1 depois de competir na categoria, incluindo Fernando Alonso, Sebastian Vettel, Carlos Sainz e Daniel Ricciardo.
O líder da temporada atual é o brasileiro Pietro Fittipaldi, esperança do Brasil na F1, 10 pontos à frente de seu rival ao título.
A decisão do título 2017 da World Series acontece este final de semana no Bahrain.