Ogier conquista primeira vitória pela M-Sport no Rally de Monte Carlo

O Campeonato Mundial de Rally (WRC) está de volta para a temporada 2017, onde o palco da disputa na estreia da competição foi Monte Carlo, mesmo cenário que acontece as corridas de Fórmula 1 e também a recente Fórmula E.

O vencedor da primeira etapa foi o campeão do ano passado, o francês Sébastien Ogier agora correndo pela equipe M-Sport equipada com motor Ford.

O piloto começou com tudo em busca de conquistar seu quinto título na categoria, mas a semana não começou boa para o competidor francês após ter caído para o nono lugar ao cometer um erro ainda na sexta-feira (20).

Já na etapa deste sábado (21), Ogier foi recuperando terreno e chegou em segundo lugar e, ainda contando com a sorte de campeão, assumiu a ponta quando o belga Thierry Neuville teve problemas ao danificar a suspensão de seu Hyundai no período da tarde. Com isso, Sébastien só precisou administrar a vantagem sobre os demais competidores para assegurar a vitória deste domingo.

A equipe M-Sport perdeu a grande chance de obter uma dobradinha por causa do problema no motor do carro de Ott Tanak, piloto da Estônia, que é o novo companheiro de Ogier, mas ele garantiu figurar no pódio como terceiro colocado.

Outra novidade desta temporada é a montadora japonesa Toyota ao obter o segundo lugar na volta às competições desde 1999, com o finlandês Jari-Matti Latvala. Ele chegou 2m15.0s atrás de Ogier.

Na briga pelo quarto lugar, o espanhol Dani Sordo (Hyundai) levou vantagem perante o irlandês Craig Breen, piloto da Citroen, ao ter sofrido problemas de dirigibilidade de seu carro. Outro competidor da Citroen, o inglês Kris Meeke, abandonou diante de dois acidentes no percurso. O compatriota Elfyn Evans, guiando pela DMACK Ford, terminou em sexto.

O fato lamentável na etapa de Monte Carlo foi o acidente envolvendo o piloto neozelandês Hayden Paddon, que compete pela Hyundai, ao bater em um espectador que estava assistindo a prova e perdeu o controle, capotando na entrada de uma curva no último terço da especial entre os trechos de Entrevaux e Ubraye, assim acabando parado no meio da estrada. O forte impacto causou a morte do torcedor.

A segunda etapa do Mundial de Rally acontece entre os dias 10 a 12 de fevereiro em Karistad, na região de Varmland, na Suécia.