Kalle Rovanpera venceu neste domingo (26) o Rally Safari, sexta etapa da temporada 2022 do WRC. O finlandês, que tomou a liderança ainda na sexta-feira e manteve a ponta ao longo de toda a prova disputada no Quênia, confirmando a vitória nesta manhã com um carro preparado pela Toyota, ao vencer mais uma especial e completar a prova em 3h40min24s9.
A Toyota ainda ficou com o top-4 da prova, já que Elfyn Evans completou a prova queniana na segunda posição, 52s8 atrás de Rovanpera. Takamoto Katsuta ficou com a terceira colocação ao final do rally, enquanto Sébastien Ogier completou a quadra da equipe japonesa. O grupo dos cinco melhores ainda contou com Thierry Neuville, vencedor do Power Stage com a Hyundai.
Craig Breen foi o melhor piloto da Ford no Rally Safari, terminando a prova com a sexta colocação, sendo seguido por outros dois pilotos de carros da marca americana: Jordan Serderidis e Sébastien Loeb, sétimo e oitavo colocados, respectivamente. Kajetan Kajetanowicz venceu entre os competidores do WRC2 com um Skoda. Oliver Solberg, com um Hyundai, foi o décimo.
Após a disputa do Rally Safari, Kalle Rovanpera lidera o WRC com 145 pontos, contra 80 de Thierry Neuville, o segundo colocado. Ott Tänak, que abandonou a etapa do Quênia, e Takamoto Katsuta aparecem empatados na terceira posição, ambos com 62 pontos. O grupo dos cinco primeiros é completado por Craig Breen, que soma 60.
A próxima etapa do WRC será o Rally da Estônia, prova marcada para entre os dias 14 e 17 de julho.