Ott Tanak lidera em Monte Carlo, depois da abertura dos dois estágios do Campeonato Mundial de Rally de 2019, à frente de Sebastien Ogier e Thierry Neuville.
Tanak foi o mais rápido de todos no primeiro teste, cinco segundos mais rápido que o companheiro de equipe da Toyota Kris Meeke, que voou em sua primeira corrida competitiva no Yaris.
Um furo de pneu no início da segunda etapa da noite, deixou Meeke na sétima colocação, enquanto Tanak também estava fora do ritmo de Ogier e Neuville, rival de 2018.
O atual campeão Ogier estabeleceu dois tempos consistentes para ficar em segundo, indo para os estágios de sexta-feira em seu primeiro final de semana com a equipe Citroën.
Neuville apostou no uso de quatro pneus slicks, o que o afetou negativamente na abertura do estágio na neve, mas permitiu que ele compensasse o tempo depois.
Esapekka Lappi achou difícil confiar nos níveis de aderência ao longo das condições geladas, embora o finlandês tenha terminado a noite em quarto.
Jari-Matti Latvala estava a mais de 46 segundos do líder, Tanak, e queixou-se de que a suspensão do Yaris era demasiado suave para as condições.
Elfyn Evans ficou em sexto, à frente de Meeke.
Sebastien Loeb terminou a noite em oitavo, após sua decisão de usar os pneus de inverno na segunda etapa mais seca, apesar de ajudar a colocá-lo em quarto na primeira rodada do evento.
Foi uma história semelhante para Andreas Mikkelsen, que usou a mesma estratégia de pneus e ficou atrás do seu companheiro de equipe na Hyundai.
Pontus Tidemand está na parte de trás dos pilotos do WRC, em sua primeira de duas participações confirmadas em 2019.
Posições principais:
1. O. Tanak (Toyota) 26: 33,0
2. S. Ogier (Citroen) + 9,1s
3. T. Neuville (Hyundai) + 14.3s
4. E. Lappi (Citroen) + 45,2s
5. J. Latvala (Toyota) + 46.4s
6. E. Evans (M-Sport) + 48.2s
7. K. Meeke (Toyota) + 53.8s
8. S. Loeb (Hyundai) + 55.2s