O WRC chega neste final de semana à Grécia, onde será disputado o Rally da Acrópole, décima etapa da temporada 2024. A TOYOTA GAZOO Racing chega para a prova embalada pelas vitórias nas últimas três etapas, disputadas na Polônia, na Letônia e na Finlândia, e mira a liderança do Mundial de Construtores e de Pilotos na passagem pelo sul da Europa.
Entre os pilotos, Sébastien Ogier, que venceu na Finlândia, assumiu a vice-liderança do Mundial de Pilotos, 27 pontos distante do líder do campeonato. Elfyn Evans ocupa o quarto lugar na tabela de pontos, enquanto o atual bicampeão Kalle Rovanpera é o sexto, seguido por Takamoto Katsuta, sétimo colocado do campeonato. Destes, apenas Rovanpera não correrá na Grécia.
No Mundial de Construtores, as vitórias de Rovanpera na Polônia e na Letônia, aliadas ao triunfo de Ogier na Finlândia, fazem com que a TOYOTA GAZOO Racing apareça na vice-liderança do campeonato, distante 20 pontos dos atuais primeiros colocados. Restam quatro etapas para o encerramento da temporada 2024.
“Todos em nossa equipe estão motivados para o Rally da Acrópole. O último dia do Rally da Finlândia nos deixou um pouco chateados por causa dos pontos perdidos, apesar de termos vencido o rally. Mas isso também mostrou como as coisas podem mudar rapidamente. Agora, só precisamos manter nosso espírito de luta, tentar continuar com nossa boa forma e seguir lutando”, diz Jari-Matti Latvala, chefe da TOYOTA GAZOO Racing no WRC.
“A Grécia foi boa para nós no ano passado, quando demos um grande passo com o GR YARIS Rally1 HYBRID em estradas de cascalho irregulares. A confiabilidade também é importante para esse tipo de evento difícil e isso também tem sido um ponto forte para nós. Esse é um rali em que muitas coisas podem acontecer e, se você conseguir ficar longe de problemas, terá uma boa oportunidade de obter um bom resultado”, completa Latvala.
O Rally da Acrópole voltou ao calendário do WRC em 2021, e é famoso por contar com estradas em montanhas rochosas e pelas condições adversas aos pilotos e aos equipamentos. O parque de serviços está localizado em Lamia, cidade 200 quilômetros distante de Atenas, e as especiais serão abertas na sexta-feira, com a prova seguindo até o domingo.
As especiais podem ser acompanhadas no Brasil através do streaming Rally.TV, disponível no aplicativo DAZN.