Hoje (10), o fim de semana só não foi melhor para o piloto brasileiro Augusto Farfus Junior (Credicard / Zoppini), no Autódromo de Monza, na Itália, onde ele disputava a 1ª Etapa do Campeonato Mundial de Super Turismo, ou WTCC, como a competição é bastante conhecida na Europa, porque na segunda bateria, depois de abusar, com consciência, do limite da sua Alfa Romeo 156, o paranaense de 21 anos, não conseguiu manter o carro no traçado da curva, perdendo várias posições na disputa pela segunda posição, com o alemão da BMW, Dirk Muller. Se não fosse o incidente, seriam dois pódios na 1ª Etapa, já que o brazuca garantiu a bandeira brasileira na primeira bateria, depois de cruzar a linha de chegada na terceira posição, tendo à sua frente, em primeiro, mais uma vez Dirk Muller, e em segundo, seu companheiro de equipe, o italiano Gabriele Tarquini. Com os resultados, Muller é o líder da categoria com 18 pontos, e Augusto o sexto da tabela, com seis pontos.
“A primeira bateria foi disputada, mas nem a metade, se a gente for comparar, com a segunda. Desde o começo tivemos troca de posições a cada curva. Tanto que eu larguei em sexto, e a cada freada eu já tinha mudado de posição. Quando faltavam três voltas para o final, eu tinha carro para brigar pela segunda colocação. E não podia deixar o motor pedindo e eu ali, guardando o terceiro lugar. Tudo bem, sei que abusei, com certeza, vendo as imagens fica claro isso, disputei com a BMW que tem tração traseira, ganhando muita vantagem naquela saída de curva, mas eu tinha que tentar. Infelizmente não deu. Corrida é isso. Mas saí com um pódio, o pódio da primeira bateria. E isso a gente não pode esquecer”, diz, ele que largou na segunda bateria em sexto, já que o regulamento define que o grid da segunda prova seja invertido: o oitavo colocado vira sempre o “pole” e o primeiro larga na oitava posição, tendo as colocações intermediárias, embaralhadas. Do nono pra trás, mantém-se o resultado final da primeira bateria.
Agora, o próximo encontro do WTCC, acontece no dia 01 de maio, no circuito de Magny-Cours, na França. Antes, Augusto participa nos dias 16 e 17 de abril, de um evento fechado da Alfa Romeo, na Itália, e depois, no dia 20, da Partida Beneficente dos pilotos de F-1, jogo de futebol que tem toda sua renda revertida para entidades sociais, tendo o hepta-campeão Michael Schumacher como presidente de honra. O brasileiro integra o time, na posição de zagueiro, pelo terceiro ano consecutivo. A partida será em Ímola, também na Itália, no Estádio Olímpico de San Marino. O jogo acontece na semana que antecede o GP de Ímola.
CINCO PRIMEIROS COLOCADOS DA 1ª BATERIA – MONZA, ITÁLIA
1º) Dirk Muller – GER – BMW
2º) Gabriele Tarquini – ITA – Alfa Romeo
3º) Augusto Farfus Jr. – BRA – Alfa Romeo
4º) Andy Priaulx – GBR – BMW
5º) Antonio Garcia – ESP – BMW
CINCO PRIMEIROS COLOCADOS DA 2ª BATERIA – MONZA, ITÁLIA
1º) James Thompson – GBR – Alfa Romeo
2º) Dirk Muller – GER – BMW
3º) Antonio Garcia – ESP – BMW
4º) Jorg Muller – GER – BMW
5º) Andy Priaulx – GBR – BMW
CLASSIFICAÇÃO DO WTCC APÓS A PRIMEIRA ETAPA (10 PRIMEIROS COLOCADOS)
1º) Dirk Muller – 18 pontos
2º) James Thompson – 12 pontos
3º) Antonio Garcia – 10 pontos
4º) Andy Priaulx – 09 pontos
5º) Gabriele Tarquini – 08 pontos
6º) Augusto Farfus Jr – 06 pontos
7º) Jorg Muller – 05 pontos
8º) Fabrizio Giovanardi – 04 pontos
9º) Jordi Gene – 03 pontos
10º) Alessandro Zanardi – 02 pontos
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.