Pela primeira vez, o Brasil receberá o Campeonato Mundial de Turismo (FIA WTCC). O Autódromo Internacional de Curitiba, localizado em Pinhais (PR), foi o escolhido para sediar o evento, que acontece nos dias 30 de junho, 1º e 2 de julho.
Os carros chegariam a Paranaguá (PR) nesta sexta-feira (23), mas por falta de condições técnicas do porto paranaense, o navio terá que atracar em Itajaí (SC), que tem profundidade suficiente para receber o cargueiro. Depois disso, os carros seguem para Curitiba em carretas. Em virtude desse imprevisto, o cronograma terá que ser alterado, podendo, inclusive, comprometer o evento. O Chevrolet Lacetti de Alain Menu, que se envolveu num acidente na última etapa, em Oschersleben, na Alemanha, está vindo para o Brasil de avião.
O único brasileiro que disputa o Campeonato é Augusto Farfus Júnior, da Alfa Romeo, que tem uma vitória no ano. Dois pilotos estréiam na temporada no Brasil: o italiano Fabrizio Giovanardi, que volta à categoria a bordo de um Honda Accord Euro R, em substituição ao belga Pierre-Yves Corthauls, e o holandês Duncan Huisman, que ficou com a vaga do espanhol Marcel Costa na equipe BMW.
As etapas brasileiras marcam a metade da temporada do Campeonato, que reúne seis montadoras (Alfa Romeo, BMW, Chevrolet, Honda, Peugeot e Seat) e nove modelos de carros. Até agora, foram realizadas oito provas, das vinte programadas no ano. Com os resultados das provas disputadas na Alemanha, no dia 4 de junho, o Campeonato está embolado, com apenas dois pontos separando os seis primeiros colocados.
Com a vitória numa das etapas disputadas na Alemanha, o inglês Andy Priaulx (BMW) chegou aos 33 pontos, e agora divide a ponta da tabela com o francês Yvan Muller (Seat). Com um ponto a menos estão, também empatados, Dirk Muller (BMW) e James Thompson (Seat). Em seguida, vêm Rickard Rydell e Gabriele Tarquini, ambos da Seat, com 31 pontos.
Depois de ficar sem pontuar em quatro corridas, Augusto Farfus Júnior ficou em 6º e em 2º nas provas de Oschersleben e subiu da 11ª para a 8º colocação na temporada, diminuindo para 11 pontos a diferença em relação aos líderes. Por correr em casa, o paranaense conta com o apoio da torcida para chegar à vitória. “Apesar de nunca ter andado na pista de Curitiba, o calor da torcida brasileira pode me ajudar a vencer”, diz o piloto, que pretende sair do Brasil ainda mais perto da liderança do Campeonato.
Farfus, que tem em seu currículo os títulos europeus de Fórmula Renault e de Fórmula 3000, foi o 4º colocado do FIA WTCC em 2005 – ano de estréia do Mundial, criado a partir do Campeonato Europeu de Turismo (ETCC).
A movimentação na pista do Autódromo de Curitiba começa na sexta-feira (30), com um teste de 30 minutos, marcado para 15 horas. Os treinos livres, que têm meia hora de duração, acontecem às 9h e às 12h de sábado. Já o treino classificatório, que define o grid de largada, está marcado para às 15h.
As duas etapas de domingo (2) acontecem às 13h e às 14h15, com transmissão ao vivo para mais de 140 países. Informações sobre compra de ingressos estão disponíveis no site www.fiawtcccuritiba2006.com