Yvan Muller vence tranquilo a primeira em Salzburgring

Yvan Muller obteve a sua 40ª vitória no WTCC, ao triunfar na primeira corrida de Salzburgring, dando à Citroën e ao C-Elysée a sua sétima vitória do ano. O Campeão do Mundo tirou partido da pole position, chegando à primeira chicane na frente e instalou-se de imediato no comando sob pressão cerrada de Jose Maria Lopez, que foi a sua sombra nas primeiras voltas.

Contudo, um erro, num erro de frenagem, fez com que o argentino deixasse de incomodar Muller que assim acabou por ter uma vitória tranquila.

Quanto a Lopez, com o erro caiu para terceiro, atrás de Tom Coronel, entrando, a partir daí, numa das lutas mais quentes das 15 voltas. Mas apesar de todas as suas tentativas de ultrapassagem, o argentino teve que se remeter ao terceiro posto, depois do Chevrolet Cruze ter feito a sua experiência ‘falar’ mais alto.

No quarto lugar e sempre à espreita do como este duelo podia terminar, esteve Sébastien Loeb que, apesar de ter o seu C-Elysée afinado para ser sobretudo eficaz nas primeiras voltas, foi ultrapassado logo na primeira chicane por Coronel, acabando depois por não conseguir interferir na luta entre o holandês e seu companheiro de equipe argentino.

Tiago Monteiro voltou a ser o melhor Honda, em quarto, sem velocidade final para acompanhar os pilotos do pódio. Ainda assim a corrida do piloto português foi muito aguerrida uma vez que o seu Civic não teve um segundo de descanso face aos carros do pelotão perseguidor, com Monteiro conseguindo neutralizar todas as ameaças do Chevrolet Cruze de Tom Chilton.

No mesmo grupo de Monteiro e Chilton e, portanto, na luta pelo quinto posto, também rodaram Mehd Bennani e Gabriele Tarquini, com Norbert Michelisz e Gianni Morbidelli não muito longe.

Franz Englster, correndo praticamente em casa, foi o vencedor no Troféu dos Independentes.