Cacá cita estatística para se manter na luta pelo título

Vice-líder do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8 com 47 pontos de desvantagem em relação ao primeiro colocado Giuliano Losacco, Cacá Bueno conta com seu bom histórico em Jacarepaguá, no Rio, para manter acesa a chama de conquistar o título da mais importante e tradicional categoria do automobilismo brasileiro. A nona etapa da temporada será disputada no próximo domingo, dia 19, na pista do Rio de Janeiro, um traçado onde Cacá Bueno tem boas atuações. Será um final de semana com cinco provas, pois também participarão a Stock Car V8 Light, que terá a sétima rodada dupla e a Fórmula-3 Sul-Americana, com a sexta rodada dupla da temporada de 2004.

“Como disse depois da prova em Londrina, o Losacco vem fazendo uma excelente temporada e está sendo, realmente, uma pedra no meu sapato na briga por esse título. Mas não tem nada decidido, e ele mesmo sabe disso, porque, com a vitória valendo 25 pontos, se ele quebrar, abandonar por qualquer motivo ou não pontuar, posso me aproximar bem. Ainda temos 100 pontos em disputa, a diferença é de 47 e vou buscá-la enquanto houver chances matemáticas”, disse Cacá (Petrobras-Action Power).

Os dados estatísticos que Cacá cita são de suas vitórias em 2002 e em 2003 na Stock Car V8. Neste ano, na prova anterior realizada no Rio de Janeiro, cidade onde foi criado, Cacá ficou em quarto lugar. Para manter a tradição de, pelo menos, uma vitória por ano, Cacá precisará ter um bom carro, sorte para escapar dos naturais acidentes e ainda com algum problema de Losacco (Itupetro-RC).

“Jacarepaguá é a pista que mais gosto e espero começar a diminuir essa desvantagem. Desde que voltei para a Stock Car, tenho sempre vencido uma das duas provas da temporada no Rio. Vou fazer de tudo para repetir esse retrospecto neste ano. Na primeira etapa no Rio o Losacco ficou em quinto. Ou seja, ele não andou tão mal assim. E a promessa é de uma corrida bem disputada, porque muitas equipes da categoria são do Rio e conhecem bem a pista”, completou Cacá.

Na realidade, seis equipes do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8 estão situadas na cidade serrana de Petrópolis: Medley-A. Mattheis, Golden Cross-Vogel, Fertipar-Massageol-RS, Filipaper Racing, BRB e Bassani-Pamplona. A Avallone Motorsport (Nonô Figueiredo e Hoover Orsi) é em Duque de Caxias. Integram essas equipes pilotos como Ingo Hoffmann, o maior campeão da história da categoria, Thiago Camilo, o mais jovem piloto da Stock Car, Alceu Feldmann, Nonô Figueiredo, que já venceu corridas, e Hoover Orsi, que antes de ser desclassificado por problemas no carro, tinha conquistado um importante terceiro lugar em Londrina. Também integram a relação de pilotos de equipes com sede no Rio, Beto Giorgi, dono de três vitórias na V8, e Duda Pamplona, pole position em Londrina. Além disso, todos os outros pilotos da categoria também conhecem bem os 4.933 metros do traçado carioca, o que aumenta ainda mais o equilíbrio.

Os treinos da Stock Car terão início na sexta-feira. Também integram a programação do final de semana a sétima rodada dupla da Stock Car V8 Light e a sexta rodada dupla da Fórmula-3 Sul-Americana que, pela segunda vez no ano, corre junto com a Stock Car. A outra vez, nesta temporada, que os jovens da F-3 estiveram na mesma pista da Stock Car foi em Curitiba, no dia 1º de agosto.