O paranaense Rodrigo Sperafico (Katalogo Software/Microsoft), de 25 anos, completou em 2004 seu décimo-sexto ano no automobilismo. Ele garante viver um de seus momentos de maior aprendizado na carreira. Piloto da Stock Car V8, disputa neste domingo (7/11) a 11a etapa do Campeonato Brasileiro no autódromo internacional de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
Figurar entre os competidores da maior categoria de turismo nacional tem exigido do piloto superar muitas dificuldades.
A primeira é trocar a adaptação no monoposto com o qual competiu em Fórmulas para conduzir um carro de Turismo – modelo de rua com adaptações para os circuitos. Antes de chegar à V8, a última categoria que o piloto havia disputado foi a F-3000 Internacional até 2002. Ano passado, Sperafico não participou de competições.
Na atual temporada, estreou com o campeonato em andamento na quinta etapa na pista do circuito de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. “Foi por incentivo de um amigo, o Duda Pamplona (piloto carioca que disputa a categoria)”, lembra Sperafico.
O grande resultado nesta temporada foi o quinto lugar na sexta prova do torneio disputado em Interlagos, São Paulo. “Conquistar excelentes resultados sempre num grid de 35 carros não é fácil. Na V8 há pilotos muito experientes e que já conseguiram bom acerto para seus carros antes que eu, no começo da temporada”, declarou o piloto que descansava no Feriado de Finados na casa dos pais em Toledo, interior do Paraná.
Segundo Sperafico, a colaboração da equipe Katalogo Racing, comandada por Fernando Parra, e também do parceiro de equipe Paulo Gomes, um dos mais experientes pilotos da categoria, tem facilitado sua vida. Fato que permitiu ao paranaense colher bons resultados se for levado em conta que não participou das quatro primeiro etapas do brasileiro de Stock Car V8.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.