O Mato Grosso do Sul pode ter o privilégio de, pela primeira vez na sua história, acompanhar a decisão do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8. Neste domingo às 10h30, com transmissão da SporTV, no Autódromo de Campo Grande, será realizada a 11ª e penúltima etapa da mais equilibrada categoria do automobilismo da América do Sul. Enquanto a luta pelo título está restrita ao líder Giuliano Losacco e ao vice-líder Antonio Jorge Neto, a disputa pela vitória na quarta prova na cidade promete boas brigas nos 3.433 metros da sinuosa e travada pista da capital do Mato Grosso do Sul.
Losacco tem 165 pontos contra 125 de Neto. Para conquistar o inédito título e se sagrar campeão da 26ª temporada da Stock Car, Giuliano Losacco, de 27 anos, tem de marcar três pontos, o equivalente a um 13º lugar, em Campo Grande ou no dia 28 de novembro no encerramento do ano em Interlagos, São Paulo.
“Garanto que não irei para a corrida pensando em ser 13º colocado. Farei como sempre, tentando largar na frente e em fazer minha prova, manter meu ritmo. No entanto, não vou com a faca nos dentes, pois tenho de pensar no campeonato e analisar duas vezes antes de entrar numa disputa por posição”, disse o tranquilo Giuliano.
Antonio Jorge Neto (Medley-A. Mattheis) sabe que não depende mais somente de seus próprios resultados para chegar ao título. No entanto, para se manter na briga tem de vencer e torcer para Giuliano (Itupetro-RC) não marcar três pontos. Ele reconhece as dificuldades, mas não desanima. Pelo contrário, a vitória na etapa anterior, no anel externo de Brasília, serviu como uma injeção de ânimo.
“Gosto de traçados que apresentam desafios e o piloto faz um pouco a diferença. Em Campo Grande se a gente andar no limite várias voltas pode fazer a diferença. Tenho de pensar em mim, dar o máximo para vencer sem pensar no resultado do Giuliano, pois isso está fora do meu controle. Na verdade, faço força para não pensar nisso e manter a concentração”, avalia.
Terceiro colocado na classificação geral com 114 pontos e fora da briga pelo título, Cacá Bueno (Petrobras-Action Power) luta pelo vice-campeonato. No último final de semana, ao lado do campeão de 2003 David Muffato e de Nonô Figueiredo, ele esteve na Argentina onde participou de uma etapa do TC 2000.
Outros que se mantêm na luta pelo vice-campeonato são Thiago Camilo (Golden Cross-Vogel), o mais jovem piloto da Stock Car V8, e Guto Negrão (Medley-A. Mattheis). Com 20 anos completados em setembro, Thiago fez três segundos lugares na temporada, mas ainda busca sua primeira vitória na categoria. Guto enfrenta uma situação diferente. Enquanto promete ajudar seu companheiro Antonio Jorge Neto a ser campeão, tem o dilema de na próxima temporada já estar definido que Giuliano Losacco, justamente o adversário de Neto, será seu companheiro em 2005.
“Estou numa situação diferente, pois luto por um bom resultado para o Neto e se conseguir ajudá-lo atrapalho o Giuliano, que será meu parceiro na próxima temporada. Na verdade tenho de pensar no momento e vou ajudar o Neto. Se for preciso dar a vitória para ele farei normalmente, num trabalho de segundo piloto”, disse Guto.