Campeão antecipado da Stock Car V8, Giuliano Losacco garante ter tirado um peso dos ombros com a conquista obtida na penúltima etapa da temporada, realizada no início do mês em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O mais jovem piloto a se sagrar campeão da mais tradicional categoria da América do Sul promete correr de forma descontraída, mas sem perder a concentração, a agressividade e a determinação para conquistar a quinta vitória em 2004 e a sétima na carreira. A 12ª e última rodada do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8 será no próximo domingo, dia 28 no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
“Podem ter certeza que não vou dar moleza não por já ser o campeão. Dizer que quero ganhar a corrida numa categoria onde a concorrência é tão grande quanto na Stock Car pode soar estranho, mas agora estou mais tranquilo, pois tirei um peso dos ombros ao me sagrar campeão. Se der quero terminar o ano bonito, com uma vitória!”, disse Losacco.
A corrida de Interlagos, a 101ª na pista da capital paulista e de número 285 nos 25 anos da Stock Car será a última de Losacco na Equipe Itupetro-RC. Para a temporada de 2005 ele já assinou contrato com a Medley-A. Mattheis e será companheiro de Guto Negrão, que por motivos de saúde não participou da prova de Campo Grande e nem vai correr em São Paulo.
“Dá uma certa tristeza ter de sair da equipe onde tive dois anos muito bons, fiz amigos como o Meinha (dono da escuderia) e entre os mecânicos e todos os demais integrantes, mas é a vida! Saio somente por uma questão profissional, pois terei a garantia de dois anos de contrato”, completou Losacco que no último dia 14 fez parceria com Xandy Negrão na vitória nos 500 Km do Rio de Janeiro, última etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance.
Ao conquistar o inédito título em Campo Grande, Giuliano Losacco também se tornou o mais jovem piloto a se sagrar campeão da categoria. Com 27 anos, sete meses e 21 dias ele superou Ingo Hoffmann, que em 1980 ganhou o primeiro dos seus 12 títulos com 27 anos, nove meses e 9 dias. Nem mesmo o fato de conhecer muito bem a pista de Interlagos, onde corre desde o início da carreira e aonde dá aulas de pilotagem nas horas vagas deixa Losacco mais tranquilo quanto a um bom resultado, pois muitos outros pilotos têm profundo conhecimento dos 4.309 metros do traçado onde em outubro aconteceu o encerramento da Fórmula-1.
“A pista de Interlagos é muito segura e as reformas devem ter melhorado mais ainda. Depois da F-1 ainda não andei na pista nem com carro de rua, mas gosto muito do traçado, a exemplo de Jacarepaguá, de Brasília e de algumas outras. De verdade só não me agrada muito a de Campo Grande, onde se coloca primeira marcha e a gente pára muito o carro”, completou o campeão de 2004.
Losacco tem 167 pontos contra 139 de Cacá Bueno (Petrobras-Action Power) e 137 de Antonio Jorge Neto (Medley-A. Mattheis), que ainda brigam pelo vice-campeonato. Thiago Camilo, de 20 anos, o mais jovem piloto da Stock Car V8, está na briga pela quarta colocação, importante numa categoria tão equilibrada e repleta de pilotos experientes como Raul Boesel, Chico Serra e Ingo Hoffmann, todos com passagem pela Fórmula-1, entre outros.