A nova equipe do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8 já começa com inúmeros títulos no currículo. A RC3-Bassani, que terá o tricampeão Chico Serra como piloto, também conta um reforço de peso no comando: o pentacampeão mundial de futebol Roberto Carlos. O lateral do Real Madrid e da seleção brasileira é um dos donos da empresa RC3 e integra a sociedade da escuderia ao lado do engenheiro Eduardo Bassani e de João Simeira.
Roberto Carlos fez questão de prestigiar o lançamento da nova equipe. Chegou pela manhã de Madrid, para as festas de fim de ano, e foi direto para o evento, realizado num restaurante no Morumbi, em São Paulo.
“A velocidade sempre foi uma das paixões da minha vida. Minha opção por entrar na Stock Car foi devido à categoria ser a principal da América do Sul e por sempre acompanhar todas as corridas direto da Espanha. Comecei a me aproximar da categoria quando um dos meus sócios na RC3, o Celso Giunti, me levou até Interlagos para assistir a uma corrida do Thiago Camilo”, disse o pentacampeão, reforçando que o piloto continua no casting da RC3, empresa na qual Roberto Carlos e Giunti têm Matheus Nazaré como sócio.
Aos 47 anos o experiente Chico Serra, dono de vários títulos internacionais e passagem pela Fórmula 1, está motivado com as mudanças em sua carreira. “Estou bastante confiante com a estrutura da nova equipe para a temporada 2005”, diz o piloto.
Para Chico Serra a saída da WWB-Texaco e o final da parceria com Washington Bezerra aconteceu de forma tranqüila e sem problemas. Para ele foi como o final de um relacionamento em que as duas partes decidiram terminar de forma amigável. “Foram anos fantásticos, com três títulos e um vice. Só que a química parou de funcionar, o que indicou que era hora de mudança”, disse Serra.
Chico também elogia a chegada do pentacampeão Roberto Carlos à Stock Car. “Se um pentacampeão acreditou na Stock Car e está do lado da gente, esse é um dado positivo e será superimportante para o aspecto do marketing. Conheço bem o Eduardo Bassani, com quem já trabalhei em 2000, ano em fui bicampeão. Ele também foi o engenheiro do meu filho (Daniel Serra) no título que ele conquistou este ano na Fórmula Renault”, complementou o piloto.
Para o engenheiro Eduardo Bassani, a contratação de um piloto tricampeão e a sociedade com Roberto Carlos são importantes e mostram o alto nível de sua equipe.
“Até começar a trabalhar com o Daniel Serra meu relacionamento com o Chico era meramente profissional. Depois, fiquei amigo de toda a família e tê-lo agora guiando o nosso carro demonstra que a equipe é uma opção para pilotos de ponta como ele. Acredito muito na capacidade do Chico Serra e tenho certeza de que ele ainda tem muitos campeonatos para ganhar. Ter o Roberto Carlos como sócio também é muito importante para toda a categoria”, disse Bassani.
Nos últimos quatro anos, a Stock Car vem registrando crescimento acelerado. Nesta temporada reuniu a expressiva marca de 337 mil espectadores nas 12 provas, com média acima de 28 mil, quase o triplo do Campeonato Brasileiro de Futebol. Desse total, mais de 67 mil pessoas assistiram às provas em camarotes montados por cerca de 50 empresas, o que transforma o campeonato no principal produto de marketing de relacionamento do País.
“O patrocínio ao piloto Chico Serra permite à Orbitall realizar sua estratégia de endomarketing. Formamos a Torcida Orbitall há cinco anos, quando começamos a patrocinar o piloto, e hoje nossos clientes e funcionários se identificam com eles”, diz Aloísio Wolff, presidente da Orbitall.
Para Álvaro de Souza, presidente do Conselho Executivo da Unidas, “a imagem da Stock Car tem muita proximidade com o espírito e posicionamento empresarial da Unidas, que é uma empresa jovem, dinâmica e com grande ambição de crescimento”, diz.