Briga por vaga continua agitando a categoria

A dança das cadeiras nos cockpits do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8 continua muito grande. Conforme determinação da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), a entidade que comanda o automobilismo no País, a Stock Car V8 tem um limite de 38 carros na pista em todas as provas da temporada 2005. Dessas vagas, 26 já estão confirmadas, seis dependem de pequenos acertos e os outros ainda negociam. Um dos maiores destaques dos novos pilotos é Christian Fittipaldi, que também teve passagens pela Fórmula-1, Fórmula Indy e Nascar, entre outras categorias internacionais. Christian vai correr pela Avallone Motorsport. Dos 38 carros com lugar assegurado, dois são do campeão e do vice da Stock Car V8 Light, respectivamente Diogo Pachenki e Reck Júnior.

O campeão Giuliano Losacco trocou a Itupetro-RC pela Medley-A. Mattheis e terá como companheiro Guto Negrão. Na RC3-Bassani, equipe do pentacampeão mundial Roberto Carlos, jogador da seleção brasileira e do Real Madrid da Espanha, os pilotos serão o experiente Chico Serra e Mateus Greipel, que na semana passada definiu com a escuderia. A Itupetro-RC tem confirmado, pelo menos por enquanto, somente Antonio Jorge Neto e está bem próxima de acertar a contratação de Luciano Burti, ex-Jaguar e piloto de testes da Ferrari na Fórmula-1.

Luis Carreira Jr. mudou para a Philips Motosport/Scuderia 111 e terá Tom Stefani como novo companheiro de equipe. A Hot Car de Amadeu Rodrigues já definiu com Wagner Ebrahim, que será o único piloto do time na V8. A Boettger, que perdeu o patrocínio da Repsol, terá o campeão de 2003 David Muffato e Alceu Feldmann. Outra escuderia que já definiu os dois pilotos foi a AMG-Filipaper, com Ingo Hoffmann, 12 vezes campeão da Stock Car, e Sandro Tannuri.

A Petrobras-Action Power manteve o vice-campeão Cacá Bueno e Thiago Marques, enquanto a RS acertou com Allan Khodair e conversa com outros pilotos para ocupar a segunda vaga. A Vogel, que deve ganhar um novo e forte patrocinador, já fechou com Thiago Camilo, de 20 anos, o mais jovem piloto da história a vencer uma corrida na Stock Car V8, e Gualter Salles, que retorna à categoria.

WWB e NasrCastroneves Racing mantiveram, respectivamente, Popó Bueno e Juliano Moro, e têm duas vagas abertas. Rodrigo Sperafico e Hoover Orsi são os nomes mais cotados para assumir os lugares. Outra escuderia com vaga é a Katalogo Racing, que definiu com Fábio Carreira, que pode ter Pedro Gomes como companheiro. Felipe Maluhy, Nonô Figueiredo e Christian Fittipaldi acertaram com a Avallone Motorsport.

A JF Racing, que na temporada passada abrigou Ingo e Tannuri, está com as duas vagas em aberto, com possibilidades para Raul Boesel e Carlos Alves. Valdeno Brito assegurou o cockpit da Bennamed-Nascar, que ainda não contratou o outro piloto. Diogo Pachenki ascendeu à Stock Car V8 com a PowerTech, sua equipe da V8 Light. Reck Júnior também deve continuar com a VR Motorsports, sua equipe na categoria de acesso à V8.

Também ainda não anunciaram os seus pilotos para a temporada a Salmini Racing, que em 2004 teve Rodney Felício, a BRB, que correu com Wellington Justino, a Start Racing (Neto De Nigris) e a Pamplona Racing do piloto Duda Pamplona.