A Texaco, um dos principais patrocinadores do automobilismo brasileiro, vai entrar na temporada 2005 da Stock Car totalmente renovada. Depois de dez anos de parceira com o piloto Chico Serra, os seis últimos na equipe de Washington Bezerra, onde conquistou três títulos (1999/2000 e 2001), a Texaco resolveu buscar novos desafios e vai levar sua inconfundível estrela vermelha para o capô dos carros de Thiago Camilo e Gualter Salles.
Camilo, 20 anos, é o piloto mais novo a vencer uma prova da Stock Car. Ele ganhou a última corrida de 2004, em Interlagos, e ficou em quarto lugar no campeonato. Gualter Salles, que é sócio do experiente preparador Mauro Vogel na equipe Texaco Vogel, não correu a temporada 2004 inteira, e em 2003 se dividiu entre a Stock Car brasileira e a Cart, nos Estados Unidos, onde fez a maior parte de sua carreira profissional.
Se o desafio de voltar a ser campeã na Texaco Vogel é novo, a ligação entre a petroleira texana e Mauro Vogel é bem antiga. Vogel era sócio da equipe Texaco Petrópolis, que dominou as principais categorias nacionais de monopostos entre 1988 e 1993. Foram oito títulos na Fórmula Ford e Fórmula Chevrolet, fora um título no campeonato brasileiro de marcas. Gualter Salles, 34 anos (28/09/1970), lembra bem daquela época:
“Quando eu estava começando a carreira, a equipe Texaco/Petrópolis era o grande bicho-papão da Fórmula Ford e da Fórmula Chevrolet, ganhava tudo. Eu tentei até correr com a Texaco naquela época, mas por uma série de circunstâncias não foi possível. Agora, depois de me associar ao Mauro Vogel, que foi um dos responsáveis por aquele projeto vencedor, eu me associo também à marca Texaco, que neste período veio para a Stock Car e foi tricampeã. É uma alegria, uma honra e uma grande responsabilidade estar junto com a Texaco na Stock Car, como piloto e como dono de equipe, e espero que esta parceria dure muitos e muitos anos”.
Thiago Camilo tem mais lembranças mais recentes da marca Texaco, de quando corria da Stock Light e acompanhava de perto as provas de seu pai, Bel Camilo.
“Eu não vivenciei esta época da Texaco na Fórmula Ford e Chevrolet, mas e sempre ouvi falar, e quando meu pai corria na Stock Car eu acompanhei de perto o domínio do Chico Serra e da Texaco. Estou muito contente e confiante com a chegada da Texaco, porque a Vogel vem crescendo a cada temporada, e penso que uma equipe se torna realmente grande com um grande patrocinador”.
Mauro Vogel, que fundou sua atual equipe em 2001, também comemora a chegada da Texaco. Além de ter à sua disposição uma série de produtos testados, desenvolvidos e aprimorados nas corridas, ele acredita, com bons motivos, no destino.
“Ganhei um monte de títulos com a Texaco e desde que a nossa parceria acabou não fui campeão. Espero que a Texaco me traga de volta os títulos”, brinca o chefe de equipe, antes de fazer uma avaliação sobre as possibilidades dos pilotos na temporada 2005.
“O Thiago é um garoto. Está amadurecendo muito rapidamente, tem um futuro brilhante pela frente, mas não podemos cobrar um título dele agora, embora ele tenha condições de conquistá-lo. O Gualter é um grande piloto, mais experiente, mas falta a ele uma seqüência maior de corridas na Stock Car para pensar em ganhar corridas, e esta seqüência virá em 2005”.
O clima positivo também contagiou o patrocinador.
“Todos na Texaco estão empolgados com nosso novo pacote para a Stock Car. Ao mesmo tempo em que estamos injetando sangue novo na pista, renovando nossa comunicação no que diz respeito aos valores que buscamos associar à marca Texaco, como tecnologia, ousadia, trabalho em equipe e vitória, vamos dar continuidade a um projeto vencedor, no qual a companhia vem investindo recursos financeiros e principalmente humanos ao longo da última década. O desenvolvimento de novos produtos usando a categoria como campo de testes, nosso projeto de responsabilidade social Semeando Cidadania na Escola, os workshops para mecânicos, todos estes projetos paralelos extremamente importantes e bem-sucedidos, continuam com força total em 2005. Vamos continuar crescendo junto com a Stock Car, e seguir entre os principais patrocinadores da categoria mais importante do automobilismo brasileiro”, diz Alexandra Siqueira, coordenadora de marca da Texaco.