Thiago Camilo, de 20 anos, é o mais jovem piloto a ter vencido uma corrida na Stock Car V8, a principal categoria do automobilismo da América do Sul. Na última prova de 2004, em novembro no Autódromo de Interlagos, Thiago ganhou e garantiu um importante quarto lugar no Campeonato Brasileiro. Agora, com novo patrocinador (Texaco) e com o experiente Gualter Salles como seu novo companheiro na Equipe Texaco-Vogel, ele é citado como um dos pilotos com chances de brigar diretamente pelo título. Apesar da pouca idade, ele desconversa.
“São tantos os favoritos que no final ninguém é favorito na Stock Car V8. Temos muita gente boa e os favoritos são os mesmos do ano passado. Além disso, tem aquele pessoal que pode brigar por vitórias, mas não pelo título. Estar entre os que podem lutar pelo título não é um peso extra para mim”, completou Camilo.
Esta é a primeira vez que Thiago é relacionado entre os pilotos que podem chegar à conquista do Brasileiro de Stock Car V8. Em sua terceira temporada na categoria, ele ganhou esse status devido às boas atuações no ano passado, quando além da vitória, chegou ao pódio em outras quatro oportunidades, com quatro segundos lugares e marcou 128 pontos.
“Essa situação é nova para mim, mas não muda nada no meu trabalho. Vai valer mesmo essa citação de ser favorito após a metade do campeonato, quando aí sim vamos ver realmente que estará nessa briga, que promete muito. Corrida é algo complicado, pois a gente nunca sabe o que vai acontecer”. completou.
Uma mescla de orgulho e responsabilidade envolve um dos mais jovens pilotos da Stock Car V8. Thiago Camilo demonstra tranquilidade com a nova situação.
“Pelo que fiz em 2004, inicio o ano com bastante confiança. Essas pequenas mudanças, como o aumento do tamanho da asa traseira, mudaram o comportamento do carro, pois a frente ficou diferente. Este é somente mais um detalhe fundamental na Stock Car e uma vitória pode ser conseguida com detalhes. Neste ano temos mais pilotos bons, mais competitivos e mais patrocinadores de peso”, disse.
Entre as presenças marcantes está a entrada da Mitsubishi, que pela primeira vez nos 26 anos da Stock Car, colocará um novo carro para enfrentar os da Chevrolet. O Lancer da empresa japonesa será a estreante carenagem de 10 carros enquanto, pelo menos até a entrada de outras duas novas fábricas, o objetivo final da Vicar, empresa promotora e organizadora do campeonato. A carenagem do Astra Sedan, mesmo carro de Camilo, será usado por mais de 30 carros.
“A chegada da Mitsubishi dá novo ânimo. A gente ganhou vontade de representar bem a Chevrolet, buscar vitórias e o título, pois quem vencer esta primeira corrida e se sagrar campeão entrará para a história da Stock Car V8”.